A Síndrome de Berlin (“Berlin Syndrome”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2017

O título é uma referência à Síndrome de Estocolmo uma condição em que pessoas sequestradas e mantidas em cativeiro acabam se afeiçoando a seus captores.

Na história, Teresa Palmer de “Polícia em Poder da Máfia” é Clare uma turista australiana em passeio pela Alemanha que conhece o professor Andi (o ator alemão Max Riemelt) e acaba tendo um affair de uma noite com ele, sem saber que tudo não passa de uma cilada em que ficará presa num apartamento sem saídas.

O primeiro ato é muito bem conduzido, pois faz com que o início do relacionamento de ambos seja natural, mesmo que, aqui e ali, a diretora Cate Shortland aponte os indícios de que o perigo está a espreita. Esse desenvolvimento é ainda mais importante para o que vem a seguir, quando a jornada entre predador e presa ao longo do tempo vai modificando o psicológico de ambos sem apelar para extremos ou mudanças de comportamento artificiais.

A dupla de protagonistas está bem correta, entendendo muito bem perfil e contexto de atuação.

O último ato é um pouco confuso, pois frustra a tentativa do espectador entender mais o modus operandi de Andi, de onde se teve apenas pequenas pistas sobre seu passado; como também o clímax que tem um desfecho rápido e subjetivo propositalmente, mas que talvez deixe uma sensação de algo inacabado, principalmente com a entrada de uma terceira personagem cuja atuação não é tão bem esclarecida.

Destaque para a fotografia urbana de Germain McMicking que consegue separar a Berlim turística daquela real com todas as suas mazelas.

Síndrome de Berlim” é um bom suspense psicológico que tem um desenvolvimento bem melhor que seu desfecho, mas que consegue gerar afinidade e empatia frente à personagem principal.

Curiosidades:

– As filmagens começaram na Alemanha, mas por conta de atrasos tiveram que ser transferidas para Melbourne na Austrália, pois de lá Teresa Palmer teve que começar imediatamente a filmar “Até o Último Homem”.
– Então, o apartamento de Andi (principal cenário do filme) teve que ser recriado no detalhe na Austrália onde a maioria das cenas foram feitas.
– O tipo de apartamento e vizinhança soturna é baseada num bairro de periferia real em Berlim chamado Prenzlauer Berg.

Ficha Técnica

Elenco:
Teresa Palmer
Max Riemelt
Matthias Habich
Emma Bading
Elmira Bahrami
Christoph Franken
Lucie Aron
Nassim Avat
Malin Steffen
Thuso Lekwape
Morgane Ferru

Direção:
Cate Shortland

Produção:
Polly Staniford

Fotografia:
Germain McMicking

Trilha Sonora:
Bryony Marks

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑