A Tempestade (“The Tempest”, EUA, 2010)

Genre : , ,

Essa é daquelas obras onde ser um filme é apenas uma leitura e não necessariamente uma obrigação. Baseada na épica peça do dramaturgo William Shakespeare, a produção arregimenta um verdadeiro de exército de artistas do primeiro tipo do cinema atual (todos querendo dizer que participaram de uma adaptação de Shakespeare, pelo visto).

Entretanto nessa história, muda-se o gênero do protagonista para o feminino onde Próspera (Helen Mirren de “Arthur – O Milionário Irresistível”) mora isolada numa ilha com a filha Miranda (Felicity Jones de “Caindo no Mundo”) depois de ter sido exilada por sua própria família num embuste prestes a assumir o Ducado de Milão. Após ter aprendido a dominar a magia com a bruxa da ilha, eliminá-la e conseguir um maquiavélico escravo (Djimon Hounsou de “Constantine”), ela pretende se vingar de seus irmãos que coincidentemente navegam perto da ilha.

Um dos poucos filmes não comerciais que fazem um intenso uso de efeitos especiais até que bastante convincentes. Os diálogos são falados em inglês arcaico exatamente como o autor escreveu, salvo a mudança de gênero da protagonista. O elenco então se porta como a diretora Julie Taymor (“Across the Universe”) convencionou: em uma peça de teatro. Portanto os maneirismos exacerbados que em outras produções afundariam a qualidade, aqui é justamente isso que dá a atmosfera teatral, retratando e evocando a época das peças no século XVI. Para quem tem afinidade com o elenco, vai se deliciar vendo rostos conhecidos representando como no teatro.

Quem gostou da trilha sonora de “Across the Universe“, também vai se deliciar, pois a diretora repete a parceria com Elliot Goldenthal e ainda faz a música casar com a belíssima fotografia de Stuart Dryburgh de “A Ilha da Imaginação

Contudo, como já havia citado, por ser uma representação quase fiel de uma peça, a produção de quase duas horas, vai cansar aqueles que viram o cartaz e o trailer e acharam que se tratava de um grande exemplar de ação ou algum épico recheado de efeitos especiais. Com grandes atuações e um design de produção impecável, “A Tempestade” é sim também um grande filme. Mas passa longe da definição do jargão comercial amplamente usado e é melhor ser segmentada para um programa mais alternativo. Talvez uma porta de entrada para as obras do mestre.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Helen Mirren
Felicity Jones
Jude Akuwudike
Reeve Carney
David Strathairn
Tom Conti
Alan Cumming
Chris Cooper
Ben Whishaw
Djimon Hounsou
Russell Brand
Alfred Molina

Direção:
Julie Taymor

Produção:
Robert Chartoff
Lynn Hendee
Jason K. Lau
Julia Taylor-Stanley
Julie Taymor

Fotografia:
Stuart Dryburgh

Trilha Sonora:
Elliot Goldenthal

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑