A Troca (“Changeling”, EUA, 2008) ***NOS CINEMAS***

Genre :

[youtube xwa2ncStjNw]

Baseado numa história real, em 1928 Cristine Collins (Angelina Jolie de “O Procurado“) sai para trabalhar deixando a contragosto seu filho em casa. Na volta, ele não está mais lá. Depois de reportar à polícia, é iniciada uma investigação que dura cinco meses e finalmente acham o menino. Porém não é o filho dela. Assim, ela inicia uma jornada para provar que os tiras, envoltos em corrupção, estão errados enquanto se vê às voltas com as piores tramóias da força policial para desacreditá-la.

Por incrível que pareça, o maior defeito do filme está na atuação de Angelina Jolie nos dois primeiros atos. Ela exagerou na fragilidade da mulher com uma voz esganiçada que a torna quase insuportável. Chega ao ponto da trama de sua luta (a principal) perder feio para a trama paralela sobre o que pode ter acontecido com seu filho, esta sim a parte mais forte e firme da produção. O premiado diretor Clint Eastwood (“Cartas de Iwo Jima“) também não ajuda, fazendo um filme longo demais que satura o espectador e só ganha força em sua última meia hora. Aí sim, o filme se torna mais denso e até a protagonista muda da água pro vinho, tornando-se mais austera, como se Jolie só tivesse capturado a verdadeira essência da personagem próximo do fim das filmagens. Mas pior do que ela, só o moleque escolhido para ser seu filho falso. Mais artificial, impossível.

Destaque para o ótimo desempenho de John Malkovich (“A Era da Escuridão“) como o reverendo disposto a ajudar Christine e para o iniciante Eddie Alderson na pele do garoto Sanford, o qual dá um banho no elenco sendo um dos papéis chave de toda a narrativa. “A Troca” está longe de ser ruim, mas mostra que mesmo um bom roteiro, se mal trabalhado, pode resultar numa frustração pra quem conhece o grande Eastwood.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Angelina Jolie
Gattlin Griffith
Michelle Martin
Michael Kelly
Frank Wood
John Malkovich
Colm Feore
Devon Conti
Jeffrey Donovan
John Harrington Bland
Roger Hewlett
Jason Butler Harner
Eddie Alderson

Direção:
Clint Eastwood

Produção:
Brian Grazer
Clint Eastwood
Robert Lorenz
Ron Howard

Fotografia:
Tom Stern

Trilha Sonora:
Clint Eastwood

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑