A Última Cartada 2 (“Smokin’ Aces 2: Assassins’ Ball”, EUA, 2010)

Genre : ,

É uma continuação por acaso. Era um roteiro de um filme que lembrava de longe a “A Última Cartada“. Os criativos de Hollywood acharam a solução pra ir à frente com a produção, colocando-a como uma seqüência e pegando a essência que é a mesma: vários assassinos do mundo todo recebem uma proposta de U$ 3 milhões pra quem matar primeiro um aparentemente inofensivo analista do FBI (o sumidíssimo e já idoso Tom Berenger de “Busca Mortal“). Daí pegaram uns dois ou três atores que fizeram papéis de assassinos muito coadjuvantes (quase figurantes) na primeira parte, fazendo-os repetir seus papéis e pronto: está feita a continuação e lançada direto em DVD nos EUA. Detalhe que os acontecimentos se passam cronologicamente antes do original.

E o pior é que ela não é tão ruim quanto se esperava. Tudo bem que o diretor P.J. Pesce – que fez o canalha “Garotos Perdidos 2: A Tribo” – tentou de forma mambembe imitar o estilo de filmagem e edição de Joe Carnahan (do original e que aqui é produtor executivo só pra não ficar mais constrangido) com um resultado muito aquém e que até a primeira metade do filme o resultado de tornar a narrativa ágil, funciona mais como um sonífero, principalmente com efeitos especiais que deixam muito a desejar.

Entretanto, a partir da segunda parte, o filme dá uma guinada e se torna bem mais interessante. As cenas de violência realmente empolgam e são bem amarradas com o roteiro. Os atores, de certa forma, parecem estar se divertindo, mas sem deixar o filme se transformar numa comédia rasgada. E o desfecho que homenageia “Os Suspeitos” é gratificante, não pela homenagem, mas justamente pela diferença entre os dois.

Engolir a trama, não é nada fácil, afinal de contas faz o FBI parecer a polícia civil do Brasil de tão inexperiente. Mesmo assim, pros aficionados a sangue de mais e neurônio de menos pode ser uma opção.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Tom Berenger
Clayne Crawford
Tommy Flanagan
Maury Sterling
Martha Higareda
Christopher Michael Holley
Ernie Hudson
Michael Parks
Autumn Reeser
Vinnie Jones
Hrothgar Mathews
Jared Keeso
Jason Schombing
David Richmond-Peck
Grant Elliott
C. Ernst Harth

Direção:
P.J. Pesce

Produção:
Mike Elliott

Fotografia:
David Geddes

Trilha Sonora:
Tim Jones

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Eder André
    on

    Não é continuação que todos esperavam, para um filme que no primeiro da série ficou com gosto de “quero mais do mesmo estilo”. Mas de todo ruim não é, há cenas de explosões, assassinos exóticos como a sexy assassina, especialista em envenenar suas vítimas. Aliás acho que ela é um dos pontos altos do filme, mas não foi devidamente explorada. Mesmo assim gostei e o final deu impressão que o FBI passou um tempo aqui no Brasil perdendo inteligência.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑