A Última Casa (“The Last House on the Left”, EUA, 2009)

[youtube CzgxYYkvl2c]

Fazer uma refilmagem do revolucionário clássico “Aniversário Macabro” dirigido por Wes Craven em 1972 não é fácil. Nem tanto pelo filme em si, mas para quem o assiste. O mundo mudou muito desde então e, por conseqüência, o espectador. O que chocava há 30 anos, agora passa despercebido, vide o fracasso da reestréia de “O Exorcista” há alguns anos.

Dito isso, “A Última Casa” logrou relativo êxito em trazer a atmosfera dos anos 70 para 2009, talvez porque fora produzido pelo diretor do original, o próprio Craven. Família feliz passa feriadão em sua casa na floresta que, como em todo terror, é um local isolado. A filha Mari (Sara Paxton de “Super-Herói – O Filme“) tira o dia pra visitar uma amiga na cidade próxima e se envolve com uma quadrilha de assaltantes sádicos que tentam levá-las pra florestas e matá-las com requintes de crueldade. Um dos pontos altos da produção com fortes doses de tensão. Após a carnificina, na mata, sem carro e anoitecendo, os bandidos tentam se esconder na tal última casa que nada menos é a casa dos pais de Mari, os quais recebem os vilões em pele de carneiro com cordialidade e apenas uma leve desconfiança. Isso até descobrirem o que bandidos fizeram, quando, aí sim, explode a tensão e traz a tona o mote de até onde o ser humano pode ir pela sobrevivência e vingança.

É interessante notar que a produção muda de foco bem na metade: antes focando o desespero de Mari e sua amiga e depois com foco somente nos pais interpretados por Tony Goldwin de “Um Beijo a Mais” e a bela Monica Potter de “Jogos Mortais“, os quais fizeram um ótimo trabalho se colocando como pessoas normais, ao contrário de alguns dos atores que atuam como os antagonistas já tendenciosos para um estereótipo do vilão padrão sem coração. Mesmo assim, eles não atrapalham os demais aspectos da trama, pois o estreante diretor grego Dennis Iliadis coloca a ao firme e presta atenção em cada detalhe, controlado todos os aspectos da produção.

A Última Casa” ainda conta com uma bela fotografia, ótimos efeitos especiais e uma trilha envolvente, além do desfecho que confere a realidade para o tema da complexidade do ser humano, de onde a sobrevivência se transmuta para a pura e doce vingança.

Obs: No DVD ainda tem um rápido featurette onde os produtores, inclusive Wes Craven, começam a repetir “É apenas um filme”, bordão do trailer do original de 72, trazendo uma ótima nostalgia.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Tony Goldwyn
Monica Potter
Sara Paxton
Garret Dillahunt
Aaron Paul
Spencer Treat Clark
Riki Lindhome
Martha MacIsaac

Direção:
Dennis Iliadis

Produção:
Wes Craven
Sean C. Cunningham
Marianne Maddalena

Fotografia:
Sharone Meir

Trilha Sonora:
John Murphy

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram