A Última Palavra (“The Last Word”)

Despretensiosa, essa dramédia dirigida por Mark Pellington de “Pacto do Passado” coloca uma premissa daquelas que já vimos em algum lugar: Uma senhora rabugenta e rica, Harriet (Shirley MacLaine de “Noelle”) contrata uma jovem jornalista, Anne (Amanda Seyfried de “Mank”) para escrever seu obituário antes que ela morra de verdade. Como Harriet é insuportável, esse relacionamento vai se transformar numa amizade peculiar enquanto a senhora tenta ser um ser humano melhor para que o obituário faça jus a seus atos.

Misturando a premissa “idoso que tenta mudar para melhor, pois a morte pode estar batendo à porta” com “relacionamento que começa ruim e depois vai se ajeitando”, a verdade é que, não só o diretor soube como contar a história, como o elenco está impecável.

Primeiro que Pellington dispensou artifícios narrativos e foi objetivo e econômico. Nada que aparece em tela é desnecessário ou feito para esticar a narrativa. O roteiro obedece ao clichezão em todos os seus três atos com direito à mensagens edificantes e redentoras que o espectador já sabe de cor, mas o diretor colocou tudo sem medo, sem filtro e com a trilha sonora para amolecer corações.

Certo ele que sabia que podia contar com o talento inenarrável de Shirley MacLaine que consegue ser odiosa e carismática ao mesmo tempo e faz uma transição de personagem sem perder a sua essência. Há inclusive uma cena emblemática num restaurante no último ato em que ela cai na risada e seu desfecho foge de todos os lugares comuns.

A Última Palavra” é um filme independente que faz um “arroz com feijão” muito bem feito, com uma condução correta e ótimas atuações que devem emocionar ao final, mesmo com o espectador já sabendo o que deve acontecer.

Ficha Técnica

Elenco:
Shirley MacLaine
Amanda Seyfried
AnnJewel Lee Dixon
Thomas Sadoski
Anne Heche
Philip Baker Hall
Gedde Watanabe
Tom Everett Scott
Joel Murray
Yvette Freeman
Valeri Ross
Steven Culp
Adina Porter

Direção:
Mark Pellington

Produção:
Kirk D’Amico
Anne-Marie Mackay
Mark Pellington

Fotografia:
Eric Koretz

Trilha Sonora:
Nathan Matthew David

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑