Depois de Partir (“Afterwards”, Canadá / Alemanha / França, 2009) ***INÉDITO NO BRASIL***

Genre :

[youtube 5r4lXWD3Y0w]

Romain Duris (de “Albergue Espanhol” e “Bonecas Russas“) é Nathan um francês que se tornou um rico e petulante advogado e que, por sua cobiça se divorciou da mulher e filha, tendo uma relação muito distante com elas. Num dado dia ele recebe a visita de um misterioso médico, o Dr. Kay (John Malkovich de “Queime Depois de Ler“). Ele chega e traz a mensagem de que pode ver quem está prestes a morrer. Se pra bom entendedor meia palavra basta, Nathan a princípio incrédulo, começa a ceder e perceber que sua vida está por um fio.

Um dos grandes méritos dessa produção é saber transitar com uma naturalidade fantástica entre o drama e o suspense. Ao mesmo tempo em que o publico fica emocionado com o turbilhão de emoções que os personagens atravessam, também fica o frio na espinha de se ou quando Nathan vai partir dessa pra melhor ou ainda se há mais pessoas que podem morrer ao atravessar seu caminho. As escolhas do protagonista e a dúvida entre se reaproximar da família para alcançar a paz interior ou de combater essa previsão impensável se tornam o grande fio da narrativa.

As subtramas envolvendo as dores dos coadjuvantes e o próprio mistério em torno de Kay faz todo sentido a medida que o filme caminha para seu terceiro e derradeiro ato que conta com uma reviravolta que mesmo previsível aos mais atentos, não deixa de ter um profundo impacto na percepção emocional do espectador.

Por mais esforços que o roteiro e os atores engendrem para um resultado tão belo, nada disso seria possível sem a brilhante trilha sonora do premiado Alexandre Desplat de “O Curioso Caso de Benjamin Button” que mescla gêneros e sentimentos com primazia e a fotografia dos irmãos Bing que dominam o uso da luz correta para cada ambiente. Num final tão subjetivo quanto tocante, “Afterwards” é, sem dúvida, um filme diferenciado onde os apreciadores do verdadeiro cinema vão aproveitar cada minuto.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
John Malkovich
Evangeline Lilly
Romain Duris
Pascale Bussières
Reece Daniel Thompson
Sara Waisglass

Direção:
Gilles Bourdos

Produção:
Olivier Delbosc
Christian Larouche
Marc Missonnier

Fotografia:
Mark Lee Ping-bing
Lee Pin-bing

Trilha Sonora:
Alexandre Desplat

 

3 Comments

Leave us a comment

  • Viviane
    on

    Olá

    Há muito tempo estou querendo ver este filme, pois admiro o trabalho do ator Romain Duris. Onde posso encontrá-lo no Brasil.
    GRata

  • andrea
    on

    Assisti e recomendo… filme que faz pensar na vida e na morte, sem pieguice ou o “religiosismo” (não sei se existe esta palavra)….

  • saullo
    on

    verdade, esse filme é muuuito bom! e outra verdade também é a de um final relativamente previsivel, mas que mesmo assim nao deixa de ser tocante. excelente filme!

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑