Agente C – Dupla Identidade (“Shadow Dancer”)

Andrea Riseborough de “Oblivion” é Collete, mãe solteira que vive em Belfast na década de noventa e é ativista do IRA que pretendia separar a Irlanda do Norte da Grã Bretanha (o tratado de paz só foi assinado em 2005). Ela então é capturada pelo agente da polícia britânica Mac (Clive Owen de “Intrusos”) e para salvar o filho, ela faz um acordo de espionar a própria família. O que Mac não sabe é que a polícia está mexendo algumas peças no tabuleiro do jogo com o IRA pelas suas costas.

Com uma reconstituição de época impecável, o diretor James Marsh (do documentário premiado “Man on Wire”) tira o glamour que geralmente os produtores de Hollywood imprimiriam no filme – até porque é uma coprodução entre Irlanda e Reino Unido – e nos brinda com um intenso e tenso drama que não tem pressa de desenrolar sua narrativa e mostra a realidade política dos dois lados da história.

A dupla de protagonistas está afiadíssima e Riseborough vai despontando como uma nova e bela estrela em ascenção. A fotografia dessaturada de Rob Hardy (“Blitz”) mostra um contraste de cores vivas com a decadência dos subúrbios de Belfast como se passasse por um filtro do Instagram.

O último ato é praticamente um soco no estômago e faz de “Agente C – Dupla Identidade” um drama superior que alardeia um pedaço do passado violento que fez vítimas inocentes e culpadas de ambos os lados, onde ninguém era totalmente inocente. Recomendado.

Ficha Técnica

Elenco:
Andrea Riseborough
Clive Owen
Cathal Maguire
Aidan Gillen
Domhnall Gleeson
Michael McElhatton
Gillian Anderson
David Wilmot
Gary Lydon
Stuart Graham
Martin McCann

Direção:
James Marsh

Produção:
Ed Guiney
Andrew Lowe

Fotografia:
Rob Hardy

Trilha Sonora:
Dickon Hinchliffe

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram