Além da Vida (“Hereafter”, EUA, 2010) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

[youtube 8lGyT38g4r0]

É um dos (não tão) raros filmes em que se vende algo que não se entrega. Mas antes de explorar esse ponto, é certo dizer que Clint Eastwood (“Invictus“) abre essa sua nova obra com a melhor cena de desastre natural de todos os tempos. Salvo às proporções do desastre, seus efeitos especiais e principalmente a coragem de enquadrar centenas de seres humanos sendo levados pela correnteza deixa no chinelo produções como “2012” onde morrem milhões, mas ninguém vê.

Ele mostra o tsunami no sudeste asiático onde a jornalista francesa Marie (Cécile De France de “Inimigo Público nº 1“) se encontra e passa por uma experiência de quase morte. Depois vemos a trama de irmãos gêmeos (os novatos George e Frankie McLaren), filhos de uma mãe alcóoloatra, onde um deles é vítima fatal de um acidente e o outro tenta desesperadamente encontrar algum sinal do além. E finalmente a história de George Lonegan (Matt Damon que já trabalhou com Eastwood em “Invictus“), um médium que tomou a decisão de não fazer mais leituras do além porque não consegue ter controle sobre a sua vida.

O que se vende ao público: tramas que se entrelaçam em torno da vida após a morte. O que na verdade é: tramas que quase não se encontram (e quando se encontram, nem passam pela trama) e que apenas têm em comum o tema da vida após a morte e mesmo assim de forma acessória. Isto é, quem espera ver um novo “Sexto Sentido” ou um “Nosso Lar” vai sair do cinema decepcionado. Não é para menos: tem-se a nítida impressão que o diretor também não sabia onde queria focar, já que enquadra simples dramas pessoais e o assunto que seria o mote principal passa longe, surgindo vez ou outra (por exemplo, na cena do boné) de forma meio desconexa para lembrar a relação do filme com seu título. O pouco que se vê do outro mundo, através das leituras de Lonegan, parece mais a abertura da novela “Senhora do Destino”.

A despeito da falta de foco, o elenco principal tem um carisma e desempenho muito bom e é um dos poucos motivos que ainda segura o espectador nas longas duas horas e nove minutos. Seu grande problema mesmo é o roteiro e direção. Desfechos insatisfatórios e algumas subtramas que se perdem, como a da menininha na feira antes do tsunami ou da companheira de Lonegan no curso de culinária (aliás, que fim levou o curso?).

Além da Vida” também padece do mesmo mal de outro filme totalmente diferente “Ninja Assassino“, com um início fenomenal, mas que nunca é igualado ao longo da projeção. Eastwood parece estar com uma certa ânsia de fazer filmes correndo – talvez pela idade avançando – e ainda não fez algo que se iguale com “Menina de Ouro” ou “Cartas de Iwo Jima“. Mesmo com ótimos filmes como “Grand Torino“, sua mais nova incursão na sétima arte infelizmente se enquadra na mesma categoria e nível do fraco “A Troca“.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Matt Damon
Cécile De France
Jay Mohr
Bryce Dallas Howard
Frankie McLaren
George McLaren
Richard Kind
Lyndsey Marshal
Derek Jacobi

Direção:
Clint Eastwood

Produção:
Clint Eastwood
Kathleen Kennedy
Robert Lorenz

Fotografia:
Tom Stern

Trilha Sonora:
Clint Eastwood

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Juliano
    on

    Vou ter que ver! Nao gosto do Matt Damon, o filme eh muito extenso, a critica nao me fez a crer que eh um bom/otimo filme… mas essa comparacao no finalzinho (mesmo com um adjetivo fraco) com o filme A Troca… eu goatei muito dele. Por isto, fiquei na vontade de ver este tambem!

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑