Alerta Vermelho (“Red Notice”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2021

O filme mais caro produzido pela Netflix até então é um imenso genérico de ação que faz propaganda das personas de três atores muito em alta e com garantia de bilheteria. Mas não passa muito disso, muito menos o resultado.

Ele pega o sempre brutamontes gente boa Dwayne Johnson de “Jungle Cruise” pela presença, o sempre engraçadinho Ryan Reynolds de “Free Guy” pelo humor e a sempre apaixonante de “Liga da Justiça” pelo charme e beleza.

Daí colocam uma trama que mistura espionagem e Indiana Jones onde os três buscam três artefatos raríssimos chamados Ovos de Cleópatra, sendo que ninguém confia em ninguém. Dwayne Johnson é Hartley, agente que caça o ladrão de artes Nolan (Reynolds), mas que foi incriminado e agora ambos devem trabalhar juntos para pegar os ovos antes do mestre de roubos chamado Bispo (Gadot).

O diretor Rawson Marshall Thurber que inclusive já trabalhou com Johnson também na comédia de espionagem “Um Espião e Meio” simplesmente joga as personas dos três artistas numa história cheia de reviravoltas previsíveis (olha aí um paradoxo), muita ação do tipo que já vimos antes e alguns efeitos especiais esquisitíssimos. Provavelmente por causa da pandemia, muitas locações externas foram fechadas, o que levou a muitas das tomadas serem feitas com tela verde por trás, o que deixou um efeito bastante artificial, o que acontece em grande parte dessas cenas.

Os diálogos são manjados, mesmo que caibam direitinho no contexto das personalidades do elenco e de quebra vemos pela milésima vez Dwayne Johnson na selva, numa sequencia que emula com certo sucesso trechos da saga Indiana Jones como “No Templo da Perdição” e “O Reino da Caveira de Cristal”. O roteiro é preguiçoso ao trazer mais do mesmo e a única reviravolta interessante – a do final – veio de uma manipulação narrativa feita logo no começo que não permitiu que o espectador pudesse adivinhar o que se passa.

Alerta Vermelho” é ação, comédia, referências pop de baixo nível, efeitos especiais questionáveis e preguiça de se desenvolver uma história melhor. Fica só a presença do elenco que sempre é bom ver.

Curiosidades:

– O vilão Sotto Voce tem esse nome cuja tradução é “Voz Suave”. Não é explicado, mas ele tem esse nome por causa do estrangulamento que o personagem sofreu pelo pai quando era mais jovem.
– Na cena em que Dwayne Johnson entra num Porsche, ele fica preso na entrada. A equipe de filmagem teve que filmar várias vezes e fazer vários cortes para parecer que ele entrou de uma só vez.
– Quando os protagonistas entram num galpão na selva com vários artefatos, é possível ver uma caixa de madeira escrita Top Secret Army Intel 9906753. Esse é o número de referência da Arca Perdida de Indiana Jones. Inclusive, logo que eles entram Nolan assobia a trilha sonora de Indiana Jones.
– A cena em que Nolan conta a história de seu pai para Hartley foi improvisada. Dwayne Johnson fingiu que dormia e isso não estava no script. A reação de Ryan Reynolds foi verdadeira e a cena foi mantida no corte final.
– Ninguém aparece morrendo no filme. Repare.
– O pai de Dwayne Johnson faleceu no primeiro dia de filmagem e a produção parou para que Johnson pudesse ir ao funeral e ficar de luto.
– Quando eles estão procurando pelo terceiro ovo, Nolan diz “Olha numa caixa que esteja escrita McGuffin”. McGuffin é um jargão cinematográfico cunhado por Alfred Hitchcock que se dá para um objeto que é o alvo de toda a narrativa, mas que só serve para movimentar a história e é praticamente irrelevante no final. E é isso o que são os Ovos de Cleópatra.
– Aliás, os Ovos de Cleópatra não existem. Toda a lenda foi elaborada pelo roteirista.
– Os três animais cravados em cada ovo são: uma águia, uma serpente e um leão.
– Na cena em que aparece Valência no título foi na verdade uma tomada externa de Sevilha, ambas cidades na Espanha.
– Ambos Ryan Reynolds e Dwayne Johnson tomam suas marcas de bebidas (eles são os donos) na cena do encontro no primeiro ato. Reynolds toma o seu Aviation Gim e Johnson toma a sua Teremana Tequila.
– Há uma cena em que aparece os documentos de Nolan e Hartley. As datas de nascimento são exatamente as mesmas de Reynolds e Johnson (seus intérpretes) respectivamente.
– O diretor Rawson Marshall Thurber aparece como figurante numa cena de bar.

Ficha Técnica

Elenco:
Dwayne Johnson
Ryan Reynolds
Gal Gadot
Ritu Arya
Chris Diamantopoulos
Ivan Mbakop
Vincenzo Amato
Rafael Petardi
Seth Michaels
Sebastien Large
Guy Nardulli
Andrew Hunter
George Tsai

Direção:
Rawson Marshall Thurber

Produção:
Beau Flynn
Dany Garcia
Hiram Garcia
Dwayne Johnson
Rawson Marshall Thurber

Fotografia:
Markus Förderer

Trilha Sonora:
Steve Jablonsky

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑