Almas à Venda (“Cold Souls”, EUA, 2009)

Genre : , ,

Paul Giamatti de “Duplicidade” é… Paul Giamatti! Sim, ele mesmo, que ao ensaiar pra uma peça de teatro se sente angustiado com o personagem e com a própria vida, até descobrir o anúncio de uma empresa que retira a sua alma para que o cliente se sinta mais leve. Depois do processo, onde ele percebe decepcionado que sua alma se parece com um grão de bico (a seqüência mais engraçada do filme), ele se sente vazio, substitui sua alma pela de um poeta russo e, ao tentar recuperar a sua própria, descobre que ela (a alma) foi vítima de traficantes e agora está no corpo de uma bela, mas incompetente atriz russa.

Não é brincadeira. O roteiro é assim mesmo. Não será difícil se o espectador lembrar-se de “Quero Ser John Malkovitch“, tamanha a rebordosa narrativa. Por um lado Giamatti faz um trabalho excepcional carregando literalmente o filme nas costas. Seu constante desconforto com a própria situação enquanto personagem dá um ar ao mesmo tempo melancólico, mas também muito engraçado o que é manipulado com perfeição pelo ator.

Por outro lado, a missão dele é árdua, pois por mais complexo que seja a história, seu ritmo é lento o suficiente para causar dispersão no público. Apesar de haver alguns momentos importantes de puro simbolismo (o desfecho visual é sensacional), na maioria das vezes a diretora estreante Sophie Barthes coloca uma série de planos contemplativos que mais cansam do que agregam e acaba por tornar a seqüência de fatos mais morosa que o desejável.

Almas a Venda” tem uma bela história, um protagonista que a cada filme mostra o quanto é capaz, entretanto carece de elementos narrativos que pudessem preencher certos vazios ao longo da projeção. Talvez tenha faltado um pouco do que Giamatti estava procurando: alma.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Paul Giamatti
Armand Schultz
David Strathairn
Dina Korzun
Emily Watson
Katheryn Winnick
Lauren Ambrose
Oksana Lada

Direção:
Sophie Barthes

Produção:
Daniel Carey
Elizabeth Giamatti
Paul S. Mezey
Andrij Parekh
Jeremy Kipp Walker

Fotografia:
Andrij Parekh

Trilha Sonora:
Dickon Hinchliffe

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑