American Pie – O Reencontro (“American Reunion”, EUA, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

O primeiro “American Pie” de 1999 marcou a o fim década de 90 tal qual “Porky’s” marcou o início dos anos 80, sendo ambos divisores de águas nas comédias universitárias. Por incrível que pareça, mesmo tendo tudo para alcançar o estrelato, nenhum de seus astros decolou. Nem Jason Biggs que até então se revezou em obscuras produções como “O Prazer da sua Companhia” (por sinal, muito bom!), nem a linda Mena Suvari que foi revelada em “Beleza Americana” e nos últimos anos só deu as caras em obras duvidosas como “Usina de Sonhos”. Talvez o único que se deu um pouquinho melhor, quem diria, foi o Stifler, ou melhor, Seann William Scott, mas sempre fazendo papel de palhaço como em “Tiras em Apuros”.

O interessante é que a certeza de fazer sucesso era tão grande por parte de seu elenco que muitos cobraram altos cachês e alguns acabaram ficando de fora da terceira parte “American Pie – O Casamento” de 2003. Tanto insistiram em desprezar a série que a quarta parte que deveria ter sido lançada em 2009 para comemoração de seus dez anos não aconteceu. Finalmente parece que todo mundo voltou atrás, alguns com mais humildade, e decidiram se juntar para a derradeira continuação. E quem diria que foi a melhor ideia que eles tiveram.

Depois de uma desculpa furada do roteiro, onde ao invés de ser a festa de dez anos da turma de 99, organizam a festa de treze anos, vemos o que aconteceu com cada personagem ao virarem adultos. Mas nesse fim de semana, eles irão se encontrar e aprontar, tal qual fizeram há mais de uma década. Com um ótimo início que rivaliza em humor com qualquer outra cena de seus antecessores, a história se torna habilidosa em engendrar situações engraçadíssimas como numa comédia universitária, mas sempre lembrando a condição de adultos dos personagens.

As piadas são orgânicas dentro da narrativa e contém o humor na dose certa para muitas gargalhadas (a cena da tampa da panela transparente é impagável). Sem contar o próprio carisma de quase todos os personagens, principalmente Jim (Biggs) e quem sempre rouba a cena, Stifler (Scott). E é justamente essa química que faz o espectador se interessar tanto pelo destino dessa turma. O destaque também vai para o sensacional Eugene Levy (“Aconteceu em Woodstock”) que vai ficar imortalizado como o pai de Jim e protagoniza uma das mais engraçadas cenas durante os créditos finais.

Mesmo numa clara tentativa de ser um caça-niqueis, aproveitando o sucesso da série, “American Pie – O Reencontro” consegue achar o ponto ideal da comédia e o frescor de um filme original para fazer o público cair na risada misturando piadas requentadas com ótimas sacadas e tudo o que o gênero tem de melhor.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Jason Biggs
Alyson Hannigan
Chris Klein
Thomas Ian Nicholas
Tara Reid
Seann William Scott
Mena Suvari
Eddie Kaye Thomas
John Cho
Jennifer Coolidge
Eugene Levy
Natasha Lyonne
Dania Ramirez
Katrina Bowden
Jay Harrington
Chuck Hittinger
Shannon Elizabeth
Chris Owen
Justin Isfeld
Charlene Amoia
Jesse Malinowski
Vik Sahay
Stevie Ray Dallimore
Kim Wall
Neil Patrick Harris
Rebecca Field
Chad Johnson
Zane Wind
Ali Cobrin
Rebecca De Mornay

Direção:
Jon Hurwitz
Hayden Schlossberg

Produção:
Chris Moore
Craig Perry
Chris Weitz
Warren Zide

Fotografia:
Daryn Okada

Trilha Sonora:
Lyle Workman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑