Annabelle 2: A Criação do Mal (“Annabelle: Creation”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2017

A Marvel meio que institucionalizou uma composição de continuações e spin offs (filmes que são derivados de outros) e criou aquilo que chamamos de universo temático, onde essa junção pinta um quadro narrativo bem maior do que daria para fazer com apenas um filme e suas continuações. E desde então, quando se faz esse movimento com sabedoria, mesmo que alguns dos filmes da cadeia não sejam tão bons, o resultado geralmente é positivo e às vezes surpreendente.

O produtor James Wan, teve exatamente essa sacada quando começou a criar o universo em torno de seu filmaço “Invocação do Mal” e propõe uma continuação para “Annabelle” que não só é melhor do que o original, mas abre ainda mais portas para a expansão desse universo.

Conforme o trailer explica, uma mansão isolada é feita de orfanato, cujos donos, um casal, os Mullins (Anthony LaPaglia de “Mental” e Miranda Otto de “Dívida de Honra”) mora enclausurado anos depois do falecimento de sua filha. O que eles não contaram é que uma entidade do mal os enganou dizendo que era sua filha e eles permitiram inocentemente que essa entidade entrasse numa das bonecas construídas pelo Sr. Mullin. Quando uma das meninas recém chegadas descobre essa boneca trancada, o mal retorna à casa.

O diretor David F. Sandberg que já pavimentou seu caminho no gênero em “Quando as Luzes se Apagam” fez a sua parte provocando ótimos sustos e, tal qual seu último sucesso, usando com maestria a iluminação como elemento provocador de tensão (vide as cenas com o espantalho por exemplo). O fato da criatura – como já visto no original – ser negra, é mais um ponto positivo na composição das tomadas.

Mesmo que talvez falte um pouco mais de ousadia, visto que o filme se prende ainda ao tradicional clichê onde crianças deveriam ser poupadas e faz com que algumas ótimas cenas terminem sem que haja grandes danos a elas, o melhor está justamente nas conexões que a narrativa faz com seu universo temático. Desde pequenas coisas como a cena da foto das freiras até um dos melhores desfechos de um filme de terror de todos os tempos, unindo todas as pontas (ou quase) das tramas central e paralelas.

A segunda parte de “Annabelle” diz a que veio o universo de “Invocação do Mal” e promete muitas alegrias e sustos para os fãs de terror.

Curiosidades:
– A boneca vista no final do filme é o formato idêntico da verdadeira boneca Annabelle que se encontra na casa dos Warren e não a boneca de porcelana consagrada nos filmes.
– A máscara da Sra. Warren pode ser vista rapidamente como um dos artefatos na casa dos Warren em “Invocação do Mal”.

(SPOILER – Não leia antes de ter visto o filme):
– Já que a boneca que Janice ganha no final não é a mesma Annabelle de porcelana (e sim a versão original desta), só dá pra entender é que nos eventos futuros mostrados no primeiro “Annabelle”, a entidade “transforma” a boneca para o formato em porcelana, o que pode se considerar apenas uma licença poética por parte dos roteiristas.

Ficha Técnica

Elenco:
Anthony LaPaglia
Lulu Wilson
Talitha Bateman
Miranda Otto
Samara Lee
Brad Greenquist
Stephanie Sigman
Mark Bramhall
Grace Fulton
Philippa Coulthard
Tayler Buck
Lou Lou Safran
Joseph Bishara
Alicia Vela-Bailey
Lotta Losten

Direção:
David F. Sandberg

Produção:
Peter Safran
James Wan

Fotografia:
Maxime Alexandre

Trilha Sonora:
Benjamin Wallfisch

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑