Annette

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2021

O tão subestimado gênero musical é um dos poucos, senão o único, em que o espectador consegue segmentar perfeitamente os três pilares de um filme: o áudio (em diálogos ou músicas), o vídeo (incluindo as coreografias) e a narrativa que é o fio condutor que une o áudio visual. Independente do quão inovadora ou tradicional é a abordagem do musical, a qualidade em que isso reflete nos pilares é fundamental. E é nessa abordagem com esses pilares que o cineasta Leos Carax falha miseravelmente.

Claramente experimental, a história toda cantada fala sobre o casal Henry e Ann, Adam Driver de “Casa Gucci” e Marion Cotillard de “Aliados” respectivamente. Ele, um comediante de stand up de sucesso; ela uma cantora de ópera igualmente famosa. Depois que a filha deles, Annette, nasce, Henry vê sua carreira descarrilhar, enquanto Ann atinge ainda mais o estrelato. Esse misto de inveja e negação vai gerar uma tragédia, enquanto se descobre que mesmo bebê, Annette tem um talento inimaginável para a música.

O diretor introduz vários artifícios experimentais seja em sons, músicas, jogos de câmeras e movimentos. Os mais irrelevantes até funcional, mas são os essenciais, os mais problemáticos.

As letras das canções, compostas pela banda Sparks são pobres, refletem diálogos chatos com repetições agoniantes e, pior, cantadas em sua maior parte pelos atores como se estivesse meramente recitando suas falas de forma cadenciada com pouquíssima afinação. Há alguns momentos constrangedores como um solo de piano e outro de maestro pelo ator Simon Helberg (ex-Big Bang Theory), sendo uma tarefa hercúlea se deixar levar pelas mais de duas horas de filme.

A própria trama pseudo-Skaspeareana não ajuda pela sua simplicidade que é desmembrada e esticada para caber em tanto tempo. Mesmo a interessante idéia de fazer inicialmente Annette como uma marionete que, sem dúvida, encanta no início, está longe de ser suficiente para salvar a produção.

Annette” foi uma experiência que, independente da melhor das intenções, falha como musical, filme e narrativa e mesmo um elenco experiente não teve a mínima condição de levar a empreitada adiante.

Tem uma cena legalzinha depois dos créditos.

Ficha Técnica

Elenco:
Adam Driver
Marion Cotillard
Simon Helberg
Devyn McDowell
Russell Mael
Rila Fukushima
Kiko Mizuhara
Natalie Jackson Mendoza

Direção:
Leos Carax

Produção:
Adam Driver
Charles Gillibert

Fotografia:
Caroline Champetier

Trilha Sonora:
Ron Mael (Sparks)
Russell Mael (Sparks)

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑