Ano Um (“Year One”, EUA, 2009)

Genre :

[youtube un_rp9yVdws]

Aquele novo estilo de comédia que começou mais ou menos com “Dias Incríveis” em 2003 veio pra ficar. É quando atores-comediantes (mais comediantes que atores) se unem num já esquemático enredo que produz piadas que dependem de um bom roteiro, mas principalmente do timing cômico dos atores. Algumas vezes dá muito certo, outras nem tanto.

Ano Um“, praticamente uma sátira (sem ser) a filmes como “10.000 a.C.” e “Apocalipto” quase deu muito certo. Jack Black (“Trovão Tropical“) e Michael Cera (“Juno“) são dois homens primitivos que, por motivos óbvios, são motivo de piada em sua tribo. Depois de uma grande trapalhada, eles são expulsos e, caminhando a esmo encontram as mais interessantes figuras – algumas bíblicas – até chegarem em Sodoma, quando devem salvar sua antiga tribo das garras de um rei cruel.

Black e Cera fazem exatamente os mesmos papéis de todos os seus filmes, isto é, apenas emprestam a sua persona ao filme. E como em todas as produções dessa linha, os destaques vão mesmo para as participações especiais, mesmo que já tenham se tornado lugar comum. Daí pode-se encontrar Paul Rudd (“Eu te Amo, Cara“) como Abel, irmão de Caim (David Cross de “Escola de Idiotas“), o costumaz espirituoso Oliver Platt (“Frost / Nixon“) como o sumo-sacerdote gay, Hank Azaria (“Uma Noite no Museu 2“) e até Christopher Mintz-Plasse, o eterno McLovin’ de “Superbad – É Hoje!” e muitos outros tudo numa grande roda de amigos, tal qual é feito como nos humorísticos da TV brasileira, só que aqui é bem mais engraçado.

Com um roteiro apenas correto, “Ano Um” ainda não chegou ao ponto de ótimas comédias como “A Vida é Dura” ou o próprio “Trovão Tropical” ou ainda seu inigualável ancestral “O Cálice Sagrado” dos mestres do grupo Monty Python. Mas quem alugar o DVD vai se impressionar com a quantidade e qualidade dos extras. Além do making off e dos engraçadíssimos erros de gravação (com Jack Black muito a vontade com seus gases), as features especiais ainda contam com um final alternativo totalmente diferente do original e, o que é melhor, finalizado com os efeitos especiais e ainda com opção de mostrar os comentários do diretor Harold Ramis (lembram do Egon dos Caça-Fantasmas?) e da dupla de protagonistas. E esse é o grande trunfo de “Ano Um“: a harmonia entre uma apenas boa comédia com extras excepcionais.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Jack Black
Michael Cera
Oliver Platt
David Cross
Christopher Mintz-Plasse
Vinnie Jones
Hank Azaria
Juno Temple
Olivia Wilde
June Diane Raphael
Xander Berkeley
Gia Carides
Horatio Sanz
David Pasquesi
Matthew J. Willig
Harold Ramis
Rhoda Griffis
Gabriel Sunday
Eden Riegel
Kyle Gass
Bill Hader
Paul Rudd

Direção:
Harold Ramis

Produção:
Harold Ramis
Judd Apatow
Clayton Townsend

Fotografia:
Alar Kivilo

Trilha Sonora:
Theodore Shapiro

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑