Anônimo (“Anonymous”, Reino Unido / Alemanha, 2011)

Genre : ,

Uma interessantíssima releitura da biografia de Shakespeare numa realidade alternativa onde na verdade o autor de todas as clássicas peças é Edward De Vere (o Homem Lagarto Rhys Ifans de “O Espetacular Homem-Aranha”), o decadente Conde de Oxford que entregou suas peças nas mãos de Shakespeare (Rafe Spall de “Prometheus”) um artista falido, para influenciar na opinião pública sobre a sucessão do trono da Rainha Elizabeth enfraquecendo seu arqui-inimigo Lorde Cecill (David Thewlis de “Cavalo de Guerra”).

Só que a trama não é tão simples assim. Envolve um caso de amor com a própria rainha, disputa entre meio-irmãos e até mesmo um duelo de egos entre o chauvinista e mau caráter William e o sensível Ben, a quem Edward havia confiado as suas peças originalmente. Como a história se passa em tempos diferentes da vida de Edward e alguns dos mesmos personagens são interpretados por atores diferentes, até a primeira metade a narrativa fica meio confusa onde o espectador trava uma luta para identificar quem é quem e em qual contexto eles estão. Só pra se ter uma ideia de como foi feito, Vanessa Redgrave (“Cartas Para Julieta”) e Joely Richardson (“Millenium”) são mãe e filha na vida real e interpretam a Rainha Elizabeth no presente e no passado respectivamente.

Entretanto a beleza se encontra no terceiro ato, onde há uma reviravolta silenciosa chocante, justo no melhor momento, quando o público já está perfeitamente situado. E isso desenlaça com brilhantismo todo o esforço feito pelo diretor Roland Emmerich (pasmem, o cara que fez “2012” e adora um filme de fim do mundo) para montar um cenário tão complexo. O design e produção e a fotografia de Anna Foerster (que veio da TV) estão impecáveis.

E é uma pena que o filme naufragou nas bilheterias americanas, quase não passou pelos cinemas brasileiros (apesar de ter sido anunciado), porém conseguiu se pagar em sua bilheteria da Europa e Ásia. Um castigo injusto para uma produção tão bela, inteligente e ao mesmo tempo tão triste. O jeito é correr atrás do prejuízo nas locadoras.
[rating:4]

Ficha Técnica

Elenco:
Rhys Ifans
Vanessa Redgrave
Sebastian Armesto
Rafe Spall
David Thewlis
Edward Hogg
Xavier Samuel
Sam Reid
Jamie Campbell Bower
Joely Richardson
Paolo De Vita
Trystan Gravelle
Robert Emms
Tony Way

Direção:
Roland Emmerich

Produção:
Roland Emmerich
Larry J. Franco
Robert Leger

Fotografia:
Anna Foerster

Trilha Sonora:
Harald Kloser
Thomas Wanker

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑