Apresentando os Ricardos (“Being the Ricardos”)

Dá para dizer que uma atriz é boa quando mesmo com decisões estéticas equivocadas, ainda assim, ela entrega uma excelente performance. Nicole Kidman de “Uma Verdade Anulada” fez algumas intervenções estéticas não muito bem sucedidas, inclusive algumas desfeitas posteriormente. Junto com a maquiagem para interpretar a icônica Lucille Ball, seu rosto parece um tanto emborrachado, mas não é obstáculo para uma ótima atuação.

Para quem não sabe, O Show da Lucy (ou no título original, “I Love Lucy”) foi a sitcom mais vista de todos os tempos nos EUA. Enquanto uma sitcom de sucesso atingia cerca de 10 a 15 milhões de espectadores, o programa com Lucy chegou a bater 60 milhões de TVs semanalmente.

Dirigido por Aaron Sorkin de “Os 7 de Chicago”, a produção da Amazon não é nada simples, pois conta uma série de tramas ao mesmo tempo: no meio da gravação de um de seus episódios, Lucy é acusada de ter se filiado ao Partido Comunista no momento mais delicado do pós Segunda Guerra Mundial, o que pode acabar com sua carreira; Além disso, os jornais publicam uma possível traição de seu marido e produtor do show, Desi Arnaz (Javier Bardem de “Duna”). Tudo isso fazendo o espectador acompanhar o dia a dia das gravações sob essas duas fortes pressões e também faz uma viagem no tempo para contar como e porque o programa começou a ser gravado na TV.

Ao contrário do que se pode imaginar, Bardem não é um mero coadjuvante, mas um co-protagonista e desempenha um papel tão importante quando Kidman. Aliás, ambos estão afiadíssimos em seus papéis e, mesmo sem grandes semelhanças físicas, encarnam com perfeição o espírito da época com todo o charme e glamour que fazem da obra uma espécie de drama noir que trata de todos esses contratempos da trama sem juízo de valor.

Sorkin, por outro lado, conduziu a edição com rédeas soltas, pois nem todas as tramas acontecem na mesma linha temporal e talvez o espectador demore para entender o que é passado e o que é presente, já que não há a mínima sinalização, muito menos mudança na maquiagem do elenco para denotar a passagem do tempo. Talvez um toque ou uma legenda seria mais apropriado, mas o diretor preferiu deixar o público se achar por si.

A reconstituição de época, desde cenografia, figurino e até os costumes está primorosa. Não se pode deixar de notar o enorme nível de tabaco que era consumido por todos, sendo que o cigarro era uma das únicas coisas que aproximava gêneros, raças e credos naquela época.

A vida de Luci e Desi contada em “Apresentando os Ricardos” é uma daquelas histórias bastante relevantes dentro do entretenimento americano que precisava ser contada e ficou em ótimas mãos, sendo uma obra séria que só precisa um pouco da atenção de todos para se digerir bem as idas e vindas da trama.

Curiosidades:

– Apesar de às vezes ter um formato documental onde roteiristas e produtores na atualidade contam como era trabalhar com Lucy e Desi, na verdade estes também são atores interpretando a versão mais velha deles.
– No filme o episódio que é gravado é dirigido por um Donald Glass. Na verdade, esse personagem é uma junção de vários diretores que passaram pela sitcom. O episódio em questão foi dirigido realmente por Marc Daniels.
– A decana atriz Linda Lavin de “Como se Tornar Um Consquistador” que interpreta a versão mais velha da única roteirista mulher do programa, foi a única do filme que realmente trabalhou com Desi Arnaz (marido de Lucy) em 1976 quando ele foi ator convidado na série Alice, na qual ela também era do casting fixo.

Ficha Técnica

Elenco:
Nicole Kidman
Javier Bardem
J.K. Simmons
Nina Arianda
Tony Hale
Alia Shawkat
Jake Lacy
Linda Lavin
Ronny Cox
John Rubinstein
Clark Gregg
Nelson Franklin
Jeff Holman
Jonah Platt
Christopher Denham
Brian Howe
Ron Perkins
Baize Buzan
Matt Cook
Josh Bednarsky
Dana Lyn Baron
Dan Sachoff
Max Silvestri

Direção:
Aaron Sorkin

Produção:
Todd Black
Jason Blumenthal
Steve Tisch

Fotografia:
Jeff Cronenweth

Trilha Sonora:
Daniel Pemberton

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑