As Aventuras de Agamenon, O Repórter (Brasil, 2011) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Leia-se: mais um programa do Casseta & Planeta só que exibido em tela de cinema, sem tirar nem por. Agamenon para quem não sabe, é um personagem fictício criado pelos “cassetas” Hubert e Marcelo Madureira que assina uma coluna dominical no jornal O Globo desde 1989. Escrito a imagem e semelhança do folhetim televisivo que deve voltar em 2012, o filme é um mockumentary, isto é, um documentário paródia como “Borat”, que mostra a vida de Agamenon contada através de personagens reais como Paulo Coelho, Caetano Veloso, Ruy Castro, Jô Soares, Pedro Bial e até mesmo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ainda tem a narração de ninguém menos que Fernanda Montenegro. Com todo mundo entrando na brincadeira, ainda há o simpático comediante Marcelo Adnet como Agamenon jovem, fazendo com eficiência o papel de engraçadinho; e ainda Luana Piovani como esposa do repórter, fazendo seu papel de sempre.

Alguns aspectos técnicos surpreendem como a interação digital dos atores com ícones já mortos (ex: Hitler) através de ótimas montagens fotográficas e até mesmo algumas seqüências que não devem em nada àquelas vistas há mais de uma década em “Forrest Gump”. Crédito para a competente emprea de efeitos especiais Tribbo.

Já na parte do roteiro, o negócio complica. Tirando o carisma (sic) do elenco, a história vai tropeçando numa mescla de gêneros e simplesmente não se encontra. Hora são entrevistas com celebridades (citadas acima) onde claramente se verifica a falta de comprometimento com a interpretação; hora aparecem histórias separadas de qualquer contexto só pra apresentar um esquete cômico; hora a narrativa volta pros eixos. E ainda há algumas cenas enigmáticas e jamais explicadas, como a inicial onde Agamenon aparentemente mata um repórter.

E as piadas? Nem sempre funcionam. Algumas são intelectuais até demais como o funk com o nome de ex-presidente americano Roosevelt. Dá uma média de uma risada a cada dez minutos, o que é um mau sinal para uma produção de apenas 74 minutos. “As Aventuras de Agamenon, O Repórter” provavelmente será melhor consumido para aqueles que já acompanham o personagem em sua coluna no O Globo. Para os demais, não passa de uma produção das Organizações Tabajara, mas sem o Seu Creisson pra dar a garantia.
[rating:2]

Ficha Técnica

Elenco:
Hubert
Marcelo Madureira
Luana Piovani
Marcelo Adnet
Jô Soares
Fernanda Montenegro
Guilhermina Guinle
Pedro Bial
Ruy Castro
Paulo Coelho
Susana Vieira
Fernando Henrique Cardoso
Caetano Veloso
Nelson Motta
Luiz Carlos Miele
Alcione Mazzeo

Direção:
Victor Lopes

Produção:
Flávio Ramos Tambellini
Marcelo Madureira
Hubert

Fotografia:
Jaques Cheuiche

Trilha Sonora:
Berna Ceppas

 

2 Comments

Leave us a comment

  • Rafaella
    on

    Esse filme é daqueles q nem se ganhar o ingresso da pra assistir….. ahuahuuaauhauh

  • Stephen
    on

    esse filme é besta demais muito tosco niguem assisti essa é minha recomendação.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑