Às Margens de um Crime (“In the Electric Mist”, EUA, 2009)

Genre :

[youtube ELMQspDXfcI]

Tommy Lee Jones é o detetive Dave e ele não está em seus melhores dias. Em plena New Orleans arrasada pelo furacão Katrina, ele encontra uma garota morta e desconfia-se que o responsável pode ser um serial killer; tenta desvendar o mistério de um assassinato ocorrido na década de 60; deve agüentar um artista inconseqüente (Peter Sarsgaard de “O Suspeito“) que veio para a produção de um filme bancado pelo maior mafioso do local (John Goodman de “Speed Racer“); está com problemas com a família por excesso de trabalho; e como se não bastasse parece estar presenciando visões de espíritos da guerra civil americana. Mesmo assim ele ainda tem forças para lutar pelo que acha certo.

Interessante ver que esse papel se parece muito com o interpretado pelo mesmo ator em “Onde os Fracos Não tem Vez“. Só que lá, como o detetive Ed Tom Bell, ele já parece ter perdido a esperança no mundo. É como se no final de “Às Margens de um Crime“, Dave se mudasse para o Texas e alterasse seu nome para Ed, sendo assim um filme depois do outro.

Devaneios a parte, a trama principal desse suspense (o assassinato de garotas em série) é bem escrita e deve agradar à maioria. Só que o excesso de histórias, ou melhor, de problemas pode desviar o foco do espectador. Em especial a trama dos espíritos não parece se encaixar com o resto, a não ser que haja aí uma tentativa de se manifestar o conhecido misticismo daquela região americana. Destaque para a bela fotografia de Bruno de Keyzer retratando a beleza e a devastação da região de New Orleans. Além disso, o elenco está afinado, sendo que Peter Sarsgaard sempre rouba a cena fazendo um personagem peculiar na sua cinegrafia.

Às Margens de um Crime” termina deixando uma interrogação sobre qual a trilha que seu diretor quis seguir, já que a ênfase na parte sobre as visões de Dave assumem um papel essencial no último ato. Mesmo assim, é um filme recomendado para uma calma sessão de domingo a tarde sem grandes sobressaltos.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Tommy Lee Jones
John Goodman
Peter Sarsgaard
Mary Steenburgen
Ned Beatty
Kelly MacDonald
Buddy Guy
Levon Helm
Justina Machado
James Gammon
Pruitt Taylor Vince
Bernard Hocke
Walter Breaux
Julio Cedillo
John Sayles
Alana Locke

Direção:
Bertrand Tavernier

Produção:
Frederic Bourboulon
Michael Fitzgerald

Fotografia:
Bruno de Keyzer

Trilha Sonora:
Buddy Guy

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑