Ataque dos Cães (“The Power of the Dog”)

Entrega uma das narrativas mais ousadas dos últimos anos justamente porque a cineasta Jane Campion, que adaptou o livro de Thomas Savage, deixa toda a essência e o propósito da história nas entrelinhas.

Benedict Cumberbatch visto pela última vez arregaçando o multiverso no mais recente “Homem-Aranha” e Jesse Plemons de “Espíritos Obscuros” são respectivamente os irmãos Phil e George. Ambos não poderiam ser mais diferentes: enquanto George é tímido e mais refinado, Phil é do mato, selvagem, razinza, apesar de muito inteligente, e ambos têm uma fazenda, arrematada de forma obscura (as entrelinhas começam aí).

Num transporte de gado George conhece e se apaixona por Rose (Kirsten Dunst de “Destino Especial”). Ao se casar com ela e trazê-la para casa, isso desperta a fúria de Phill. Para piorar, ela tem um filho adolescente, Peter (Kodi Smit-McPhee de “Oeste Sem Lei”) com provavelmente algum espectro de autismo que o torna afeminado, o que seria a antítese da persona de Phill, provocando-o ainda mais. Esse relacionamento entre os quatro vai escalar de tal forma inesperada.

A diretora confia – e acerta – na brilhante atuação do elenco para que eles discretamente sinalizem para o espectador as entrelinhas as quais o público deve ter atenção. Cumberbatch está mais uma vez sensacional, pois ele sozinho e com poucas palavras consegue descrever seu passado, seu relacionamento com o irmão, porque o casamento de George o afeta tanto e seu propósito da dinâmica com Peter.

Ao mesmo tempo Kirsten Dunst potencializa a tragédia pessoal desse triângulo de mágoa, o que vai refletir na grande surpresa que é como Peter se enquadra como peça-chave da trama e de como seu ator Kodi Smit-McPhee mistura fragilidade, astúcia, inteligência e uma personalidade sombria que vai aflorar no desenvolvimento da trama.

Nada é explícito e nem há aquela reviravolta no final ou um flashback para mostrar como tudo aconteceu, isto é, não há facilidade para o espectador pegar tudo, a não ser que ele preste atenção em todas as cenas, pois cada uma delas, cada diálogo entrega uma pecinha do quebra-cabeças sobre o passado e o presente de cada personagem.

Melhor ainda é perceber que o drama contido na obra é uma história atemporal que se torna cheio de nuances quando adaptada para o velho oeste americano.

A música de Jonny Greenwood repete seu feito de “Spencer” de criar uma atmosfera sempre tensa e inclusive usar a sonoplastia em conjunto com a trilha para que a tensão esteja sempre dentro das cenas e não à parte.

O Ataque dos Cães” é um drama pesado, difícil e surpreendente para quem grudar os olhos na tela, com ótima direção e um elenco afiadíssimo.

Curiosidades:

– Benedict Cumberbatch havia parado de fumar há algum tempo, mas teve que voltar a fumar por esse papel. Seu organismo rejeitava a nicotina e ele passava mal em quase todas as cenas em que fumava. Chegou a ir para o pronto atendimento 3 vezes por envenenamento de nicotina.
– Nesse filme e em “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”, o personagem de Benedict Cumberbatch pede para Peter (Kodi Smit-McPhee / Tom Holland) para que o chame pelo nome e não por senhor.
– Jesse Plemons e Kirsten Dunst são casados no filme e na vida real e tem dois filhos. Eles se conheceram em 2014 nas filmagens da série “Fargo”.
– Kirsten Dunst e Benedict Cumberbatch estavam tão imersos em seus personagens que não se falaram durante as filmagens.
– Para entrar no personagem Benedict Cumberbatch ficou sem tomar banho por 2 semanas.
– A música que Rose tenta tocar no piano é a Marcha March composta por Johann Strauss em 1848.
– A diretora Jane Campion e Kristen Dunst fazem aniversário no mesmo dia, 30 de abril.
– A tradução literal de “O Ataque dos Cães” seria “O Poder do Cão” que faz referência a uma passagem bíblica mostrada no filme, bem como há outras referências de cachorro durante a evolução da trama.

Ficha Técnica

Elenco:
Benedict Cumberbatch
Jesse Plemons
Kodi Smit-McPhee
Kirsten Dunst
Thomasin McKenzie
Sean Keenan
George Mason
Ramontay McConnell
David Denis
Cohen Holloway
Max Mata
Josh Owen
Alistair Sewell
Eddie Campbell
Alice Englert
Bryony Skillington
Jacque Drew
Yvette Parsons
Aislinn Furlong
Tatum Warren-Ngata
Yvette Reid
Alice May Connolly
Ella Hope-Higginson
Piimio Mei
Edith Poor
Julie Forsyth
Peter Carroll
Frances Conroy
Alison Bruce
Keith Carradine
Karl Willetts

Direção:
Jane Campion

Produção:
Jane Campion
Iain Canning
Roger Frappier
Emile Sherman

Fotografia:
Ari Wegner

Trilha Sonora:
Jonny Greenwood

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑