Ato Terrorista (“The War Within”, EUA, 2005)

Genre :

Hassan, um paquistanês muçulmano não praticante estudando na França é preso, levado para outro país e torturado injustamente em nome dos americanos. Ao sair (o roteiro não explica muito bem como), ele se une a um grupo terrorista cujo membro conheceu na prisão e decidem fazer um ataque nos EUA.

Este drama tem o mérito de provocar uma sadia discussão onde mostra os diferentes pontos de vista de muçulmanos morando nos EUA, alguns tendo na América uma real terra de oportunidades, outros, mesmo com uma vida razoável, ainda considerando os americanos como catalisadores da guerra no Oriente Médio por conta de sua ambição ao petróleo. Melhor é que em nenhum momento fazem os EUA de vítimas (o último ato com o FBI na casa de determinado personagem personifica essa afirmativa).

O filme falha em dois aspectos que são o cerne da trama: o primeiro é que ele não convence o espectador sobre a radical mudança do protagonista, já que se sabe que ele nunca fora devoto de Alá. A parte da tortura não é incisiva o suficiente para mostrar essa mudança. Mesmo que ele tivesse raiva dos americanos e quisesse fazer um ataque, é difícil ser convencido de que faria isso em nome de Alá. E em vários momentos outros personagens falam isso dele. Junta-se a isso o fato de quase não vermos como Hassan era antes de ser preso, o que dificulta nossa solidariedade com a mudança.

O segundo ponto é que nunca há a hesitação de Hassan em relação ao caminho irreversível que irá tomar o que minimiza o suspense se ele vai a frente com seu ato. Lembrem que a tradução literal para o título é A Guerra Interior, ou de forma mais coloquial, O Conflito Interior. Só que praticamente não há esse conflito. Mesmo com essas falhas, “Ato Terrorista” deve ser assistido com a devida reflexão que merecem temas tão sérios quanto esse.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Ayad Akhtar
Firdous Bamji
Nandana Sen
Sarita Choudhury
Charles Daniel Sandoval
Varun Sriram

Direção:
Joseph Castelo

Produção:
Tom Glynn
Jason Kliot
Joana Vicente

Fotografia:
Ruben O’Malley
Lisa Rinzler
Joseph White

Trilha Sonora:
David Holmes

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑