Bad 25

Genre :
Actor :
Director :

O aclamado Spike Lee (“Milagre em Santa Anna”) dirige esse especial feito para a rede ABC sobre como foi feito Bad, um dos mais aclamados álbuns do talvez último grande ícone musical da era moderna, Michael Jackson, falecido aos 50 anos em 2009.

Apesar de qualquer registro histórico representar muito para os fãs, cinematograficamente, a obra acrescenta pouquíssimo, seja em arte ou em conteúdo. Resume-se a mostrar os “bastidores” (entre aspas, pois só mostra as partes boas) do clipe de Bad e passa superficialmente pelas outras músicas e respectivos clipes, pincelado lá e cá, algumas curiosidades, muitas irrelevantes para o calibre da produção.

O que interessa mesmo é a primeira parte: o making off do curta metragem dirigindo por ninguém menos que Martin Scorsese (“O Lobo de Wall Street”) com direito a entrevistas com ele na época e atualmente. O diretor evita perder tempo ao não mostrar todos os vídeo clipes do álbum completos (mostra apenas algumas partes), porém se estende demais em assuntos bestas e triviais como a composição da coreografia onde entra em detalhes desnecessários e alguns fatos batidos da já conhecida vida do pop star que não se vinculam com a execução do álbum.

Ainda conta com entrevistas com artistas pop da atualidade como Chris Brown, Usher e Kanye West, que aparentemente só aparecem por aparecer, como se ser negro fosse critério suficiente para um artista falar de Michael Jackson. Nesse ponto, a pequena entrevista da cantora Sheryl Crow, a qual foi backing vocal de Michael em sua tour mundial nos anos 80 revela bem mais que as três outras entrevistas juntas.

A parte mais emocionante também é a mais esquisita: quando se faça na morte de Michael Jackson, praticamente todos os entrevistados começam a chorar (um close por vez), mas pouco se sabe sobre qual estímulo foi colocado para eles (não creio que apenas o vídeo do irmão Jermaine Jackson anunciando sua morte tenha sido suficiente).

Michael Jackson ainda não teve um documentário à sua altura, mostrando a real no melhor e no pior, de onde “This is it” ainda consegue ser melhorzinho do que este “Bad 25” e ambos parecem ter sido feitos com um desleixo e apelação que só os fãs aplaudem. Resta-nos esperar então.

Ficha Técnica

Elenco:
Michael Jackson

Direção:
Spike Lee

Produção:
John Branca
John McClain
L.A. Reid

Fotografia:
Kerwin DeVonish

Trilha Sonora:
Michael Jackson

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑