Belfast

Genre :
Actor : , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2021

É o “Jojo Rabbit” de 2021, só que mais talhado para o Oscar.

O diretor Kenneth Branagh de “Tenet” baseou o filme em suas memórias de infância na Irlanda do Norte quando, ainda criança, viu o conflito entre muçulmanos protestantes e católicos, agravados pela ação da polícia.

Seu alter ego é a criança Buddy (o ator mirim iniciante Jude Hill), de família protestante, mas que vive em vizinhança católica e vive uma vida simples e feliz até que grupos protestantes começam a ameaçar a vizinhança e cobrar do pai (Jamie Dornan de “Operação Anthropoid”) uma posição contra os católicos, enquanto a mãe (Caitriona Balfe de “Ford vs. Ferrari”) tenta ao máximo cuidar das crianças e pagar as contas enquanto o pai está fora trabalhando.

De cara o diretor teve uma ótima decisão artística de filmar quase tudo em preto e branco, deixando apenas o presente colorido – que aparece no início e no final do filme – e as manifestações de arte como se fossem um escapismo de um povo tão oprimido. Há uma ótima cena em que o reflexo colorido de uma peça de teatro reflete no óculos em preto e braço da avó de Buddy (Judi Dench de “A Espiã Vermelha”, sensacional).

Além disso, a fotografia de Haris Zambarloukos (“Negação”) gera composições belíssimas com paletas de cinza, principalmente quando posiciona a câmera em diagonais de altura, como na cena de um determinado funeral focando as pessoas.

Talvez, o que mais chame atenção na obra é sua essência difusa: é um drama com toques de comédia, flertando com o musical, pois apesar de não haver números, elenco cantando ou coreografia, há uma trilha sonora constante feita por Van Morrison que, inclusive compôs e canta “Down to Joy” que já está indicada ao Globo de Ouro.

Voltando à essência, o equilíbrio entre o pesado tema complementa com a leveza da visão do protagonista mirim e essa mistura se encontra no carisma de todo o elenco que emociona a cada cena e evento. Branagh consegue misturar linguagens do cinema e do teatro como se os fatos, apesar de se apresentarem de forma crua, ao mesmo tempo tenham um aspecto etéreo, como num ensaio teatral ou até mesmo como uma bela pintura.

Belfast” acerta em tudo e acelera a corrida para o Oscar com uma produção com carisma lá em cima e a técnica num mesmo nível que se juntam para emocionar o espectador.

Curiosidades:

– Em nenhum momento é dito o nome dos pais e dos avós de Buddy.
– Há uma cena em que Buddy lê uma revista do Thor. Kenneth Branagh dirigiu o primeiro “Thor” para o MCU.

Ficha Técnica

Elenco:
Jude Hill
Lewis McAskie
Caitriona Balfe
Jamie Dornan
Judi Dench
Ciarán Hinds
Josie Walker
Freya Yates
Nessa Eriksson
Charlie Barnard
Frankie Hastings
Máiréad Tyers
Caolan McCarthy
Ian Dunnett Jnr
Michael Maloney
Lara McDonnell
Chris McCurry
Rachel Feeney
Elly Condron
Drew Dillon
Olivia Flanagan
Samuel Menhinick
Jimmy O’Dee
Leonard Buckley
Estelle Cousins
Scott Gutteridge
Bill Branagh
Victor Alli
Turlough Convery
Gerard Horan
Colin Morgan
Conor MacNeill
Vanessa Ifediora
Kit Rakusen
Olive Tennant

Direção:
Kenneth Branagh

Produção:
Laura Berwick
Kenneth Branagh

Fotografia:
Haris Zambarloukos

Trilha Sonora:
Van Morrison

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑