Caminhos da Memória (“Reminiscence”)

Juntou vários subgêneros, transformando-se num suspense noir de ficção científica num mundo pós apocalíptico. Nesse futuro alternativo onde parte dos continentes ficaram cobertos de água, Hugh Jackman de “Má Educação” é Nick, que junto com a assistente Watts (Thandiwe Newton de “Retreat”), tem um negócio onde seus clientes entram numa máquina que os levam às memórias do passado como se fossem vividas novamente. Até que uma misteriosa mulher chamada Mae (Rebecca Ferguson de “Doutor Sono”) entra para uma sessão e Nick se apaixona. No meio do romance ela desaparece e Nick faz de tudo para encontra-la o que pode desafiar várias forças do mal envolvidas.

O roteiro foi muito bem escrito e consegue fechar todas as pontas soltas no meio do caminho, inclusive de forma elegante, misturando presente, passado e lembranças, onde a diferença entre os três é apenas uma tênue linha narrativa que evoca a inteligência do espectador.

Já a desconhecida diretora Lisa Joy pena um pouquinho para acertar o ritmo, onde mesmo com algumas ótimas cenas de ação, ainda há pausas, quebras e lacunas que pouco agregam e uma narração em off que, apesar de necessária (no final, entendemos), ainda assim é excessiva.

O elenco está ótimo e todo mundo comprou seu papel. Jackman soube misturar muito bem força e vulnerabilidade em seu protagonista e tem um arco de história que por si só já faz valer a pena, principalmente quando o expectador chega ao fim de sua jornada, com a excelente trilha de Ramin Djawadi (“Slender Man: Pesadelo Sem Rosto”).

Destaque para os efeitos especiais da cidade e da ótima fotografia de Paul Cameron (“Crime Sem Saída”).

Caminhos da Memória” junta gêneros para dar originalidade e consegue entregar um bom conteúdo com emoção mesmo com um ritmo às vezes irregular.

Curiosidades:

– Primeiro filme em que a atriz que era conhecida por Thandie Newton se apresenta como Thandiwe Newton. Ela passou 30 anos de sua carreira sem acrescentar o ‘w’ por conselho de seu agente na época e agora ela resolveu reivindicar seu nome correto com origem em Zimbábue.
– Nas cenas musicais é Rebecca Ferguson quem canta de verdade.
– A diretora Lisa Joy é cunhada de ninguém menos que Christopher Nolan!

Ficha Técnica

Elenco:

Hugh Jackman
Rebecca Ferguson
Thandiwe Newton
Cliff Curtis
Marina de Tavira
Daniel Wu
Mojean Aria
Brett Cullen
Natalie Martinez
Angela Sarafyan
Javier Molina
Sam Medina
Norio Nishimura
Roxton Garcia
Giovannie Cruz
Woon Young Park
Han Soto
Rey Hernandez
Gabrielle Echols

Direção:
Lisa Joy

Produção:
Michael De Luca
Lisa Joy
Jonathan Nolan
Aaron Ryder

Fotografia:
Paul Cameron

Trilha Sonora:
Ramin Djawadi

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑