Chernobyl (“Chernobyl Diaries”, EUA, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

É tipo “Pânico na Floresta” só que numa cidade abandonada e com uma maior quantidade de vilões. Um grupo de jovens mochileiros está em Kiev e parte para uma excursão a uma cidade abandonada que fica ao lado da usina de Chernobyl, vítima de um desastre que matou dezenas de pessoas e continua matando devido à contaminação pela radiação. O que eles não sabem é que a cidade não estava tão abandonada assim.

Escrito por Oren Peli, criador de “Atividade Paranormal”, dá pra ver que eles quase usaram a mesma técnica de “found footage”, mas tomaram a decisão acertadíssima de usar uma técnica híbrida: a câmera, apesar de ser em terceira pessoa, apenas foca naquilo em que a maioria dos personagens está vendo e portanto simula a mesma tensão, tornando a estética da narrativa bastante razoável.

A história não deixa de ser interessante, mesmo sendo uma colagem de vários outros filmes. Entretanto o contexto mina bastante o resultado, pois desde o início do segundo ato, quando o terror se instala, parece já gritar como será o desfecho e, quando este chega, não só não é surpresa pra ninguém, como também perde qualquer resquício de originalidade e se junta a outras toneladas de exemplares do gênero.

O roteiro também peca deixando hiatos imperdoáveis, como o fato dos seres habitantes da cidade serem selvagens, mas elaborarem planos inteligentes para capturarem os jovens. Da mesma forma jamais se entende os motivos que o levam a matar alguns personagens e deixar outros vivos, só para tentar matar mais pra frente. E porque eles arrancam a fiação do carro quando simplesmente podiam virá-lo, como acontece mais tarde?

Apesar de “Chernobyl” ter menos de 90 minutos, após o choque do segundo ato, a narrativa parece se repetir numa eterna fuga com os nossos heróis sendo mortos de maneira pouco gráfica e inventiva. Parece ter sido uma ótima ideia feita para um curta-metragem, mas que tentaram alongar sem se preocupar muito com a sua consistência. Só para fãs de terror e como última opção no cinema.
[rating:2.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Ingrid Bolsø Berdal
Dimitri Diatchenko
Olivia Dudley
Devin Kelley
Jesse McCartney
Nathan Phillips
Jonathan Sadowski

Direção:
Bradley Parker

Produção:
Oren Peli
Brian Witten

Fotografia:
Morten Søborg

Trilha Sonora:
Diego Stocco

 

1 Comment

Leave us a comment

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑