Cidade das Sombras (“City of Ember”, EUA, 2008)

Genre :

[youtube v1LEj0pgc7Y]

Cientistas constroem uma cidade subterrânea para abrigar os seres humanos após uma catástrofe natural. Essa cidade é iluminada por lâmpadas e é chamada de Ember. Eles deixam uma maleta com as instruções sobre como sair da cidade, mas ela é perdida e duzentos anos se passam. Com um prefeito que só pensa em si mesmo (Bill Murray de “Viagem a Darjeeling“), cabe a dois jovens desvendar o mistério.

Baseado no livro homônimo de Jeanne DuPreau, o filme tem um ponto que quase não se vê em roteiro de ação teen: é uma das primeiras vezes que numa história, fica crível que esses adolescentes podem realmente mudar o curso da história. Geralmente é meio ridículo pensar que crianças podem salvar o mundo. Por isso é uma ótima surpresa ver como esse fato se encaixou tão bem na narrativa.

Com uma produção otimizada e que não deixa dúvidas sobre a excelência da parte técnica, em especial na perfeita fotografia, “Cidade das Sombras” tem alguns revezes cruciais. Entre eles se destaca a participação pífia de Tim Robbins (“A Vida Secreta das Palavras“). Será que seu agente não teve um filme onde ele pudesse ter mais expressão para oferecer? Murray, apesar de ter participação maior, não se sobressai tanto. A melhor ponta mesmo é de Martin Landau, vencedor do Oscar por “Ed Wood” em 1994, fazendo um hilariante operário.

E principalmente o último ato onde quase não há conflito e ainda o espectador sai da sessão com um sentimento de piada mal acabada (tipo um “sim, e daí?”). Infelizmente esta produção tem um extremo muito bom, contrastando com outro que deixa muito a desejar. Melhor deixar para os baixinhos.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Saoirse Ronan
Harry Treadaway
Bill Murray
Martin Landau
Mary Kay Place
Toby Jones
Marianne Jean-Baptiste
Mackenzie Crook
Tim Robbins

Direção:
Gil Kenan

Produção:
Gary Goetzman
Tom Hanks
Steven Shareshian

Fotografia:
Xavier Pérez Grobet

Trilha Sonora:
Andrew Lockington

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑