Cidade de Mentiras (“City of Lies”)

Todos os filmes baseados numa história real se passam no mesmo universo, é claro. Entretanto se formos limitar nosso universo em aspectos cronológicos e geográficos, pode-se dizer que essa produção se passa no mesmo universo de “Kings: Los Angeles em Chamas”, pois também se passa logo após o assassinato de Rodney King por policiais, o que despertou a fúria da população negra contra o departamento de polícia de Los Angeles.

Nessa exata época, a polícia estava investigando o assassinato do icônico rapper Tupac Shakur, quando outro mito da música, Notorious B.I.G. foi baleado e morto em seu carro na saída de um evento. Anos depois com o caso nunca ter sido solucionado, o jornalista Jack (Forest Whitaker de “Dope – Um Deslize Perigoso”) encontra o oficial que investigou o caso na época, Russel Poole (ninguém menos que Johnny Depp de “O Professor”) e passam a rever as provas, com vários flashbacks do passado, chegando na conclusão que o assassinato foi obra de policiais corruptos que a própria polícia encobriu.

Brad Furman de outra obra baseada em fatos, “Conexão Escobar”, dirige um filme tão interessante e relevante, quanto complicado e intrincado. Há uma teia muito complexa de eventos na qual o espectador precisa ficar ligado, pois mesmo chegando à conclusão que a própria premissa aponta, há uma série de nuances que aprofundam as rachaduras da corrupção e que acabam fazendo parte das tramas paralelas de cada personagem. Inclusive às vezes o diretor se deixa levar muito por elas, o que não ajuda tanto o público, mas sem ficar desfocado demais e daí logo volta aos trilhos.

A dupla de protagonistas está tão competente quanto a história que eles contam e ambos com seus trejeitos conseguem dar a vida com garra a seus personagens.

Cidade de Mentiras” passa uma forte mensagem sobre a nossa realidade, conta uma triste história e dá ao próprio espectador a decisão de fazer seu julgamento desse e de outros eventos que os grandes poderes querem encobrir.

Curiosidades:

– O Departamento de Polícia de Los Angeles tentou boicotar o filme através de processos de calúnia, o que atrasou seu lançamento.
– A mãe de Christopher Wallace, o Notorious B.I.G. aparece como ela mesmo no filme na cena da lanchonete. Equipe e elenco dizem que foi a cena mais emocionante filmada.
– Johnny Depp saiu na porrada com um membro da filmagem e depois alegou legítima defesa. Esse membro foi demitido por não querer assinar o boletim de ocorrência.

Ficha Técnica

Elenco:
Johnny Depp
Forest Whitaker
Toby Huss
Dayton Callie
Neil Brown Jr.
Louis Herthum
Shea Whigham
Xander Berkeley
Shamier Anderson
Laurence Mason
Christian George
Michael Paré
Amin Joseph

Direção:
Brad Furman

Produção:
Paul Brennan
Stuart Manashil

Fotografia:
Monika Lenczewska

Trilha Sonora:
Chris Hajian

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑