Cimbelino (“Cymbeline”)

O que poderia dar errado com uma adaptação de uma obscura obra de William Shakespeare só que passada no universo contemporâneo com um grande elenco? Nesse caso, TUDO.

O diretor Michael Almereyda já tinha tentado proeza semelhante em 2001 com “Hamlet: Vingança e Tragédia” e resultou num filme mediano. Só que dessa vez, nada se salva.

Na obra original, Cimbelino é um rei bretão que influenciado por sua rainha má entra em conflito com Roma, ao mesmo tempo em que sua filha se apaixona por um plebeu, conflitando com os interesses da rainha de casá-la com seu filho bastardo.

No filme, Cimbelino (Ed Harris de “Traumas de Infância”) é o líder de uma gangue de traficantes que se recusa a pagar propina para a polícia (que seria análogo a Roma). No meio dessa guerra, sua filha Imogen (Dakota Johnson de “Contato Visceral”) se apaixona pelo plebeu Póstumo (Penn Badgley de “Margin Call: O Dia Antes do Fim”), desprezando Cloten (o já falecido Anton Yelchin de “Puro-Sangue”), filho da esposa de Cimbelino (Milla Jovovich de “Monster Hunter”) que vai armar uma trama para acabar esse namoro.

Só pelo elenco, parece estarmos diante de uma obra aclamada. A verdade é que essa tentativa de unir Shakespeare com a atualidade não fez o menor sentido, visto que o roteiro engole muitas partes para caber nos pouco mais de 90 minutos e os eventos são jogados na cara do espectador que fica correndo atrás do sentido.

Como a adaptação dos diálogos é literal, fica curioso e estranho, mas o pior é que não fica natural e, portanto, os acontecimentos não parecem ter uma importância real, como se o público já soubesse que é tudo de mentirinha. O desfecho não se dá ao trabalho de ser articulado, mais uma vez sendo jogado de qualquer forma, sem consistência ou coesão.

Cimbelino” é uma das maiores roubadas “shakespearianas” que o cinema conseguiu produzir até hoje. Fuja.

Ficha Técnica

Elenco:
Ethan Hawke
Ed Harris
Milla Jovovich
John Leguizamo
Penn Badgley
Dakota Johnson
Anton Yelchin
Peter Gerety
Bill Pullman
Delroy Lindo
James Ransone
Kevin Corrigan
Vondie Curtis-Hall
Spencer Treat Clark

Direção:
Michael Almereyda

Produção:
Michael Benaroya
Anthony Katagas

Fotografia:
Tim Orr

Trilha Sonora:
David Ludwig

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑