Clifford, o Gigante Cão Vermelho (“Clifford the Big Red Dog”)

Genre : ,
Actor : , , , , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2021

Clifford é personagem de um livro escolar para crianças escrito por Norman Bridwell que depois foi adaptado para desenho animado no final da década de 80 com um legado que se estende até o momento. É a primeira vez que é feito um filme live action do personagem, sendo ele – é claro – o único a ser feito em CGI.

Dirigido por Walt Becker cuja última vez que o vimos nessa função foi no chatíssimo “Surpresa em Dobro” de 2009, aqui ele conta a história do cachorrinho vermelho que é adotado por uma criança (a desconhecida atriz mirim Derby Camp) e como num passe de mágica, fica gigante da noite para o dia e vai causar muitas confusões, principalmente com o tio dela (o comediante de stand up Jack Whitehall, já visto em “Jungle Cruise”).

A produção parece aquela Sessão da Tarde de Natal com direito até aos barulhinhos mágicos e trilha sonora edificante de John Debney que já fez algo parecido em “Dora e a Cidade Perdida”. Aliás, tudo aqui é sempre parecido com alguma coisa já feita antes, principalmente no tema de filme família que, apesar de muito bem feito é um grande clichê da garotinha que não se adequa à sua realidade refletindo no cachorro gigante que obviamente também não se adequa pelo tamanho, causando uma analogia previsível, mas bastante interessante para crianças (e muito mais ou somente para elas mesmo).

O elenco está no modo caricato, mas que combina direitinho com a essência da narrativa e o fato de Jack Whitehall ser comediante de origem, seu timing cômico não chega a ser irritante, além dos coadjuvantes cômicos que aparentemente são mais de 80% do casting (incluindo o vilão).

Todo o curso da história obedece os parâmetros engessados do gênero e seu desfecho bonitinho cativa a quem, mesmo entre erros e acertos, se rendeu ao cãozinho gigante e sua dona, com a protagonista Derby Campo comprando a história para valer e passando credibilidade.

Clifford, o Gigante Cão Vermelho” é uma esquecível – mais uma vez – Sessão da Tarde, mas que deve ficar no repeat da criançada nesse Natal.

Curiosidades:

– O personagem Sr. Bridwell (John Cleese) que dá o cachorro à protagonista, levou o nome em homenagem ao autor da série de livros Norman Bridwell.
– Nos livros Clifford não fala. Nas adaptações em desenho animado, ele fala. O filme foi fiel aos livros e ele não fala.
– Clifford é um vira-lata misturando as raças Vizsla, Bloodhound, e Labrador.
– Há uma luta em que Casey (Jack Whitehall) joga sal num campanha da mesma forma do meme protagonizado pelo famoso chef turco Nurset Gökçe conhecido como Salt Bae.
– Apesar de vários cartazes do filme mostrarem neve, no filme não há neve em momento algum.

Ficha Técnica

Elenco:
Darby Camp
Jack Whitehall
Izaac Wang
John Cleese
Sienna Guillory
Tony Hale
David Alan Grier
Horatio Sanz
Paul Rodriguez
Russell Peters
Keith Ewell
Bear Allen-Blaine
Tovah Feldshuh
Jessica Keenan Wynn
Ty Jones
Russell Wong
Siobhan Fallon Hogan
Mia Ronn
Madison Smith
Madison Morris

Direção:
Walt Becker

Produção:
Jordan Kerner
Iole Lucchese

Fotografia:
Peter Lyons Collister

Trilha Sonora:
John Debney

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑