Como Não Perder Essa Mulher (“Don Jon”)

Os casais que acham que esta é uma comédia romântica como a maioria que passa no circuito cinematográfico vão ficar de cabelo em pé. Alguns até no mau sentido. Porque “Como Não Perder Essa Mulher” não é bem uma comédia romântica, apesar de ter comédia e ter romance. É muito mais que isso.

Estreando na direção, o ator Joseph Gordon-Levitt de “Looper: Assassinos do Futuro” é o próprio Jon, ou Don Jon, uma alusão ao mulherengo e galanteador Don Juan por essas mesmas características. Com um adendo: ele é viciado em pornografia na Internet e inclusive acha até melhor do que sexo, apesar de praticar bastante. Até que conhece Barbara (Scarlett Johansson de “Hitchcock”) e, como todo homem normal que conhece Scarlett Johansson, apaixona-se por ela e tenta virar um bom moço. Suas crenças começam a ser questionadas por uma colega de classe Esther (Julianne Moore de “A Família Flynn”) o que o fará rever seus conceitos.

Ao invés de açucarado, o filme é um soco no estômago dos relacionamentos, mostrando de maneira bem gráfica e bem humorada as práticas onanísticas do protagonista e sua filosofia de vida que iguala mulheres a simples objetos. Só que também mostra Don, como um frequentador da igreja, rapaz de família, mesmo estando sempre em conflito com o pai. E é isso que faz o carisma do protagonista: que ele é muito parecido com todos os seres humanos no sentido de ser contraditório, nem bom nem mau e às vezes ambos de acordo com seus princípios.

Gordon-Levitt como diretor dá um show de narrativa combinando uma edição ágil a uma trilha sonora que vai do eletrônico ao pop dance dos anos 90 relembrando Good Vibrations de Marky Mark and the Funcky Bunch (pra quem não sabe, Marky Mark é ninguém menos do que o ator Mark Wahlberg de “Dose Dupla”). E falando em trilha sonora, comandada por Nathan Johnson que também já trabalhou com o diretor em “Looper”, é elegantíssima a sua virada rumo ao final e ao ato de redenção do protagonista, o qual tem o melhor final que a história poderia dar e bastante inesperado.

Como Não Perder Essa Mulher” é uma pérola do cinema independente que mostra ser possível falar de amor sem ser açucarado demais e fugindo da maioria dos clichês do gênero.

Ficha Técnica

Elenco:
Joseph Gordon-Levitt
Scarlett Johansson
Julianne Moore
Tony Danza
Glenne Headly
Brie Larson
Rob Brown
Jeremy Luke
Paul Ben-Victor
Italia Ricci
Lindsey Broad
Amanda Perez
Sarah Dumont
Sloane Avery
Loanne Bishop

Direção:
Joseph Gordon-Levitt

Produção:
Ram Bergman

Fotografia:
Thomas Kloss

Trilha Sonora:
Nathan Johnson

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram