Control (Inglaterra / Austrália / Japão, 2007)

Genre : ,

[youtube 7c2_B_cWK_M]

Biografia da breve e conturbada vida de Ian Curtis, vocalista da banda Joy Division, o qual se suicidou aos 23 anos em 1980, baseado no livro de sua esposa Deborah Curtis – Touching from a Distance: Ian Curtis & Joy Division. Esses eventos fizeram com que a banda se reestruturasse e passasse a se chamar New Order, eternizada até hoje.

O premiado fotógrafo e diretor alguns musicais do Depeche Mode, Anton Corbijn, fez muito bem em rodar em preto e branco e em nenhum momento glamouriza seus personagens. Centrado todo em Ian e deixando os demais (Bernard Summer, Peter Hook e Stephen Morris) como meros coadjuvantes, Corbijn também toma a acertada decisão de focar seu tempo de projeção em três fatores básicos: o casamento precoce de Ian, sua luta contra a epilepsia e como o sucesso da banda foi demais para seu vocalista.

Como em muitos filmes biográficos, é impressionante a semelhança do novato ator Sam Riley com Ian Curtis, principalmente na hora dos shows. Também destaque para a visceral interpretação de Samantha Morton (“Elizabeth: A Era de Ouro“) como sua esposa.

E é claro, a trilha sonora merece lugar de destaque onde o espectador viaja pelo primeiro grande sucesso da banda “Transmission“, passando por “She Lost Control” onde fala sobre epilepsia e chegando no hino do Joy Division “Love Will tear us apart“. Enfim o filme definitivo sobre uma das maiores lendas do rock’n’roll inglês.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Samantha Morton
Sam Riley
Alexandra Maria Lara
Joe Anderson
Toby Kebbell
Craig Parkinson
James Anthony Pearson
Harry Treadaway

Direção:
Anton Corbijn

Produção:
Todd Eckert
Orian Williams

Fotografia:
Martin Ruhe

Trilha Sonora:
New Order

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑