Covil de Ladrões (“Den of Thieves”)

É uma mistura meio maluca de diversos braços diferentes do gênero policial que surpreendentemente dá certo.

Uma quadrilha que assalta bancos e não tem pena de quem está no seu caminho planeja um dos assaltos mais ousados da história, e o agente Nick (Gerard Butler de “Tempestade: Planeta em Fúria”) e seu time vão quebrar todas as regras para pegar os ladrões, custe o que custar.

O diferencial que o roteiro quis entregar se resume na hora em que Nick diz para um dos suspeitos: “Você acha que anda com os caras maus? Nós somos os caras maus!” – ou seja, que ele se apresenta mais como um anti-herói, subvertendo a lei numa espiral de autodestruição, inclusive de sua vida pessoal, para focar no trabalho e tirar o foco de si mesmo.

Três tramas vão caminhando meio em paralelo, meio se esbarrando e que pertencem a subgêneros diferentes: o próprio caso que põe Nick numa rivalidade direta com o chefe da gangue Merryman (Pablo Schreiber de “13 Horas”, muito bem no papel, por sinal), isto é, a ação policial propriamente dita; a vida pessoal de Nick que vai se desintegrando, que constitui o drama policial; e o planejamento do roubo definitivo que envolve Merryman e o tímido e improvável novato Donnie (O’Shea Jackson Jr. De “Straight Outta Compton: A História do NWA”), o que caracteriza, mais para o último ato, um filme de roubo, tal qual a saga de “Onde Homens e Um Segredo”.

Assim, o diretor vai salpicando as três tramas de acordo com a conveniência da história, mas acaba que também desenvolve os personagens, sendo que o espectador passa a se importar com eles. Ação também não falta e as pequenas reviravoltas do roubo no final são boas e bem humoradas, mesmo com um espírito de “já vi isso antes”.

Ainda que tenha várias mudanças de tom ao longo da narrativa e pequenas subtramas que não levam a lugar algum, “Covil de Ladrões” acerta em cheio no divertimento recheado de ação e boas atuações (não que precise de muito) e se coloca a um degrau acima dos lugares comuns, mesmo passando por quase todos eles.

Curiosidades:

– No roteiro, Nick e seus amigos são bem mais malvados. Há uma cena que inclusive tem em um dos trailers onde ele deixa um dos ladrões morrer sem ser atendido pelos paramédicos. Para torna-los mais mocinhos essas e outras cenas foram retiradas do corte final. Para se ter uma idéia, o primeiro corte tinha 160 minutos e foi reduzido para 140 minutos.
– Entre o início da escrita do roteiro e sua finalização, o filme demorou 13 anos para ser produzido.

Ficha Técnica

Elenco:
Gerard Butler
Pablo Schreiber
O’Shea Jackson Jr.
50 Cent
Meadow Williams
Maurice Compte
Brian Van Holt
Evan Jones
Mo McRae
Kaiwi Lyman
Dawn Olivieri
Eric Braeden
Jordan Bridges
Lewis Tan
Cooper Andrews

Direção:
Christian Gudegast

Produção:
Gerard Butler
Mark Canton
Tony Grazia
Alan Siegel
Tucker Tooley

Fotografia:
Terry Stacey

Trilha Sonora:
Cliff Martinez

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram