Enigmas de um Crime (“The Oxford Murders”, Espanha / França, 2008)

Genre :

[youtube H_eMzcn4vUU]

Elijah Wood (“9 – A Salvação“) é Martin, um brilhante estudante que vai para a Universidade de Oxford para poder estudar com seu ídolo, o professor Seldom (John Hurt de “Outlander“), petulante com sua própria genialidade. Um assassinato na hospedagem de Martin, une alune e professor para resolverem o mistério, criando um vínculo que vai da amizade à disputa, tanto pela solução do crime, o qual pode estar ligado a uma série, como também pelo amor de uma mulher.

É como se “Sherlock Holmes” fosse feito de forma tradicional, linear e cartesiana. Há pistas por todos os cantos e nossos heróis (ou anti-heróis) devem desvendá-las. O roteiro foi muito bem escrito para se ter um último ato coerente e um desfecho que ligasse todos os pontos. Porém, a direção de Álex de la Iglesia, da sensacional comédia argentina “Crime Ferpeito” deixou muito a desejar, pois não soube imprimir a tensão necessária com muitas lacunas e com uma narrativa irregular, além de subtramas supérfluas que apenas servem para deslocar a atenção do espectador, mas que resulta num cansaço visual.

Os atores parecem estar se divertindo tanto durante as filmagens que temos a clara impressão de que não estão levando a produção a sério, já que em momentos em que se atém mais ao jogo do que na gravidade dos assassinatos. Isso até pode ser contestado por algum entusiasta que afirme que a mente de gênios funcionam dessa forma, mas mesmo assim o público deve ficar desconfortável.

Com uma duração de quase duas horas, mas longo do que deveria, “Crimes em Oxford“, baseado no livro homônimo de Guillermo Martinez, pelo menos é impecável nos quesitos técnicos como fotografia, edição e trilha sonora, os quais muitas vezes podem ofuscar os erros na fluidez da trama. Vale uma locação para os fãs do gênero.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Elijah Wood
John Hurt
Leonor Watling
Julie Cox
Jim Carter
Anna Massey
Alex Cox
Dominique Pinon
Burn Gorman

Direção:
Álex de la Iglesia

Produção:
Alvaro Augustin
Mariela Besuievsky
Vérane Frédiani
Gerardo Herrero
Kevin Loader
Franck Ribière

Fotografia:
FloriaKiko de la Rica

Trilha Sonora:
Roque Banos

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Lucas Barrios de Oliveira
    on

    Ótimo filme
    Olhei e recomendo a todos.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑