Dave Fez Um Labirinto (“Dave Made a Maze”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2017

Uma ótima bobagem para se ver no tempo livre, essa produção reimagina os clássicos de aventura dos anos 80 com a ironia minimalista dos anos 90.

Com um elenco desconhecido, a história começa com Annie (Meera Rohit Kumbhani) chegando em seu apartamento e dá de cara com uma pequena construção de papelão na sala e descobre que seu namorado Dave (Nick Thune de “Cadáver”) está lá dentro e ele se diz perdido, o que incialmente soa ridículo porque esse tal labirinto é menor que um cômodo. Só que quando Annie e seus amigos entram de curiosidade para achar Dave, deparam-se com um mundo totalmente novo, com várias áreas e perigos, inclusive de morte.

Esse descompromisso com a realidade, numa espécie de “Goonies” às avessas, já é um elemento narrativo que atrai, pois expande as possibilidades sem se levar a sério, o que o roteiro deixa claro logo no início e minimiza qualquer preocupação em fazer sentido, contanto que entretenha sem insultar a inteligência do espectador.

Daí, tudo depende da criatividade nas situações dentro do labirinto, como a ótima sequência em que nossos heróis viram bonecos de papelão ou na cena da vulva hipnotizante. Ainda assim, nunca procuram dar uma explicação plausível para os eventos que não seja a imaginação do protagonista.

Talvez a mensagem mais importante e que deve ser a mais desprezada para quem não prestar atenção é que toda a premissa e seus desdobramentos envolvem a difícil transição para a vida adulta e como a pressão social obriga jovens a precisarem de bons empregos num mercado escasso para se realizarem e como a negação disso pela própria sociedade pode causar uma série de transtornos psicológicos como ansiedade e depressão, o que é nada mais que a grande motivação de Dave. E, por incrível que pareça, uma mensagem tão relevante como essa pode passar despercebida em meio á comédia, com exceção de uma interessante cena que talvez pouca gente vai se tocar que se passa num diálogo entre Annie e Dave onde o cenário e o figurino mudam a toda hora já no terceiro ato, onde se questiona se a vida tradicional é o desejo deles de verdade.

Dave Fez Um Labirinto” consegue ser um papo cabeça e uma comédia besteirol, tudo ao mesmo tempo, com boas tiradas, pouco dinheiro, mas – o que importa – uma câmera na mão (literalmente).

Curiosidade: O tamanho do estúdio de filmagem só cabia cerca de 2 cenários do labirinto por vez. Então a equipe tinha que já ter o roteiro em mãos para filmar todas as sequencias necessárias para aquele cenário antes de desmontar e passar para o próximo.

Ficha Técnica

Elenco:
Meera Rohit Kumbhani
Nick Thune
Adam Busch
James Urbaniak
Frank Caeti
Scott Narver
Stephanie Allynne
Kirsten Vangsness
Scott Krinsky
Timothy Nordwind
John Hennigan
Rick Overton

Direção:
Bill Watterson

Produção:
John Chuldenko

Fotografia:
Jon Boal

Trilha Sonora:
Mondo Boys

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑