Desculpe Te Incomodar (“Sorry to Bother You”)

Excelente crítica ao capitalismo sanguessuga travestido numa comédia de humor negro num universo dirigido por Boots Riley ex-vocalista do grupo de rap “The Coup” que faz uma homenagem ao mítico diretor Michael Gondry (“A Espuma dos Dias”) – e que depois terminou em briga (mas isso tá nas curiosidades). A referência a Gondry é por ter criado uma realidade alternativa bastante abstrata.

Mas vamos a sinopse: LaKeith Stanfield indicado ao Oscar por “Judas e o Messias Negro” é Cassius, um pé rapado que consegue um emprego em telemarketing numa empresa pouco ortodoxa. Após ser promovido, ele abandona os amigos, perde a namorada (Tessa Thompson de “Guerra Contra Todos”), mas descobre uma conspiração para transformar a humanidade em escravos do capitalismo, comandada pelo famigerado CEO da empresa (Armie Hammer de “Contato Visceral”).

Roteiro e direção usam desde os mais singelos simbolismos até beirar o extremo e absurdo para ilustrar os artifícios capitalistas que prendem o ser humano mais ao dinheiro de que a realização. Um ótimo exemplo é a empresa Worryfree (tradução: Livre de preocupação) que pega o conceito de home office e o corrompe, transformando-o em “morar no trabalho”, o qual é um dos temas principais que faz parte dos personagens se rebelarem contra o sistema. Inclusive a produção dá um significado literal ao jargão “trabalhar feito um burro de carga”.

A animação ao estilo de Gondry que passa no último ato é sensacional e a própria escalada de eventos absurdos é uma mistura cômica de surpresas.

Em “Desculpe te Incomodar”, cada elemento do cenário e da atuação, desde as propagandas e noticiário nas TVs, passando pelos maneirismos toscos e processos empresariais absurdos (Ex: a quantidade de dígitos da senha do elevador para se chegar ao andar VIP) são meticulosamente pensados para produzir um universo distópico que constrói junto com seus personagens um tratado hilário sobre a condição do ser humano e da linha que separa o trabalho da escravidão num capitalismo que propositalmente busca cada vez mais borrar essa linha.

Curiosidades:

– Boots Riley pensou no filme como sendo uma grande homenagem ao diretor Michael Gondry, do qual era fã. Tanto que na cena da animação queria colocar o nome de Gondry como diretor e mandou uma mensagem a ele pedindo a sua permissão. Quando Gondry respondeu negando, Riley ficou furioso. Fez a animação colocando o pseudônimo Michel Dongry e ainda disse que iria sacanear com o diretor em todos os seus filmes a partir de agora.
– Toda a trilha sonora do filme foi do disco “Sorry to bother you” feito pelo próprio The Coupe 7 anos antes do lançamento do filme. Ou seja, a trilha foi feita antes mesmo do filme ser pensado e concebido.
– Há uma cena em que perguntam para o personagem de Danny Glover porque ele não dança e ele diz que “está muito cansado pra isso”. É uma homenagem ao seu icônico personagem Roger Murtaugh da franquia “Máquina Mortífera” que fez junto com Mel Gibson nos anos 80 e 90.
– O nome do protagonista é Cassius Green, cujo apelido era Cash (contração de Cassius). É uma referência ao que ele próprio perseguia, pois cash é grana em português e green é verde, uma alusão a “verdinhas” (cédulas de dinheiro).
– Todos os quadros na sala do CEO da empresa são de cavalos.

SPOILER – SÓ LEIA DEPOIS DE TER VISTO AO FILME:

– No final aparecem vários “equossapiens” (meio homens meio cavalos) e, apesar de cada um ter características diferentes, só havia um uniforme feito pela mesma empresa responsável pelo uniforme da criatura da franquia “Alien”. Daí as cenas tiveram que ser filmadas mais de uma vez para colocar digitalmente os demais personagens com a mesma fantasia.

Ficha Técnica

Elenco:
LaKeith Stanfield
Tessa Thompson
Jermaine Fowler
Danny Glover
Steven Yeun
Armie Hammer
Terry Crews
David Cross
Patton Oswalt
Lily James
Forest Whitaker
Omari Hardwick
Kate Berlant
Michael X. Sommers
Robert Longstreet

Direção:
Boots Riley

Produção:
Nina Yang Bongiovi
Jonathan Duffy
Charles D. King
George Rush
Forest Whitaker
Kelly Williams

Fotografia:
Doug Emmett

Trilha Sonora:
Nate Brenner
The Coup
Merrill Garbus
Boots Riley
Tune-Yards

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram