Deserto em Fogo (“Salt and Fire”)

Genre :
Actor : , ,
Country : , , , ,
Release Date : 2016

O premiado Werner Herzog do ótimo “Vício Frenético” talvez tenha feito o filme mais chato de sua carreira.

Uma delegação de três pesquisadores que vão para América do Sul estudar um fenômeno geológico é sequestrada por um grupo chefiado pelo misterioso Riley (Michael Shannon de “Quanto Mais Selvagem Melhor”), o qual foca suas atenções na líder da delegação Laura (Veronica Ferres de “Sibéria”), a mulher mais enjoada do planeta.

Começa que Veronica Ferres faz um trabalho risível com uma empáfia insuportável, tendo uma torcida imensa desse lado da tela para que ela morresse logo nos primeiros 5 minutos de filme.

O que o tal grupo terrorista quer é um mistério envolto por diálogos que tentam formar algum tipo de prosa medieval, mas que não fazem o menor sentido, tornando o enigma cada vez menos interessante. Mas talvez o maior mistério seja como Riley aguenta a matraca de Laura.

O terceiro ato no deserto de sal beira o ridículo, pois a protagonista não passa nem 3 dias e começa a delirar como se fosse um náufrago de meses numa ilha deserta. As reações e dinâmicas entre os personagens são tão inverossímeis quanto idiotas.

Mas nada pode preparar o espectador para a “grande” (aspas sarcásticas) revelação da motivação de todo esse imbróglio: chega a dar pena de quem chegou ao fim para entender o delírio mental de Riley e, pior, a condescendência de Laura. Quando os créditos finais aparecem é uma mistura de alívio com estômago embrulhado.

A maior perda de tempo em “Deserto em Fogo” é perceber que sequer existe uma história para contar, além de gente balbuciando o tempo todo por nada.

Curiosidades:

– O diretor Werner Herzog faz uma participação como um dos passageiros do avião no início do filme.
– O deserto de sal é o conhecido Salar de Uyuni na Bolívia, que recebe turistas do mundo todo.
– Os irmãos gêmeos do filme também o são na vida real.

Ficha Técnica

Elenco:
Veronica Ferres
Michael Shannon
Gael García Bernal
Volker Michalowski
Lawrence Krauss
Anita Briem
Danner Ignacio Márquez Arancibia
Gabriel Márquez Arancibia

Direção:
Werner Herzog

Produção:
Michael Benaroya
Veronica Ferres
Werner Herzog

Fotografia:
Peter Zeitlinger

Trilha Sonora:
Ernst Reijseger

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑