Desobediência (“Disobedience”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2017

Rachel Weisz de “Viúva Negra” é Ronit que volta à sua antiga comunidade judaica ortodoxa para velar a morte do pai, o mais importante rabino dessa comunidade. Ela é vista com desconfiança por todos por ter abandonado a religião, mas se junta com seus antigos amigos de infância Esti (Rachel McAdams de “Festival Eurovision da Canção”) e Dovid (Alessandro Nivola de “Missão no Mar Vermelho”) que agora são casados. O que ninguém sabe é que esti já teve um caso com Ronit no passado e a chama está para acender novamente.

O diretor Sebastián Lelio de “Gloria Bell” logrou êxito em percorrer um caminho perigoso, pois um triângulo amoroso proibido – nesse caso pela diversidade que apresenta frente aos ditames do judaísmo ortodoxo – começa a ser um tema clichê para ser explorado. Entretanto, ele conseguiu dar um verniz de honestidade falando sem ser explícito do contexto do passado dos personagens, mas principalmente por uma abordagem que generaliza a liberdade de escolha do ser humano frente a qualquer regra, contanto que se preserve a vida da coletividade. E isso ele faz com técnica e sensibilidade onde forma um arco poético entre a cena inicial e o discurso final proferido por Dovid no último ato.

Aliás, o elenco está ótimo com Alessandro Nivola se passando perfeitamente por um judeu raiz, mas sem ser taxado de antagonista, nem como Rachel McAdams caracterizando talvez a personagem mais complexa da trama e abraçando o papel com meticulosidade e firmeza, onde Rachel Weisz cumpre a missão de ser o elo e ao mesmo tempo o estopim para o desenrolar dos eventos, ainda que haja um certo egoísmo em suas ações, fazendo-a longe de ser uma espécie de heroína.

Finalmente, esse caminho trilhado leva a um desfecho que consegue fechar todas as amarras ao mesmo tempo que não machuca ninguém, nem os personagens, nem o espectador, equilíbrio difícil de se conseguir sem parecer inverossímil.

Desobediência” mesmo com poucas novidades, traz uma história honesta, excelentes atuações e direção que sabe o que quer e sabe para onde vai, o que faz toda a diferença no resultado.

Ficha Técnica

Elenco:
Rachel Weisz
Rachel McAdams
Alessandro Nivola
Anton Lesser
Allan Corduner
Nicholas Woodeson
David Fleeshman
Steve Furst
Bernice Stegers
Clara Francis
Lia Cohen
Cara Horgan

Direção:
Sebastián Lelio

Produção:
Ed Guiney
Frida Torresblanco
Rachel Weisz

Fotografia:
Danny Cohen

Trilha Sonora:
Matthew Herbert

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑