Diário de um Banana (“Diary of a Wimpy Kid”, EUA, 2010)

Genre : ,

Taí um filme que poderia ter sido ótimo já pelas suas premissas originais. Ao contrário da maioria das comédias escolares que se passam no 2º grau (high school) ou na faculdade, esta se passa no ensino médio. Além disso, o protagonista mirim Greg (o ator mirim Zachary Gordon de “Vigaristas“) não é nem um galã, nem um perdedor. Pelo contrário, é alguém normal, porém egoísta e com um ego inflado que quer se sobressair na sua escola como sendo o dono do pedaço. Só que cada investida dele, acaba em desastre e sua fama começa a se virar contra ele, sendo visto pelos colegas como um ótário. E a originalidade do roteiro está na construção desse personagem que, diferente da maioria dos outros exemplares do gênero, faz com que o público possa torcer mais contra do que a favor, inclusive quando ele chega a conspirar contra seu melhor amigo.

Se por um lado a interpretação do protagonista descamba pro caricato e não convence muito, por outro, mesmo com o diretor Thor Freudenthal (“Um Hotel Bom pra Cachorro“) utilize uma série de recursos visuais para tornar o filme mais dinâmico, de alguma forma a estratégia não funciona, talvez pelo excesso ou pela falta de ritmo, e seus 94 minutos parecem até mais longos. Os melhores atores em cena, Steve Zahn de “O Amor Pede Passagem” e Chloe Moretz de “Kick Ass – Quebrando Tudo” são desperdiçados com papéis minúsculos e desnecessários.

Baseado no livro homônimo de Jeff Kinney, o qual também é um dos produtores, “Diário de um Banana” foi uma boa idéia que, não raro, foi construída de maneira equivocada. Até tem sim seus bons e engraçados momentos, mas numa avaliação conjunto, deixou a desejar.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Zachary Gordon
Robert Capron
Rachael Harris
Steve Zahn
Devon Bostick
Connor Fielding
Owen Fielding
Chloë Grace Moretz
Karan Brar

Direção:
Thor Freudenthal

Produção:
Nina Jacobson
Jeff Kinney
Brad Simpson

Fotografia:
Jack N. Green

Trilha Sonora:
Julia Michels
Theodore Shapiro

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑