Diário de um Jornalista Bêbado (“The Rum Diary”, EUA, 2011) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Johnny Depp que estampa as telas de cinema com “Sombras da Noite”, fez antes essa produção baseada no romance de Hunter S. Thompson, mesmo autor do livro que original “Medo e Delírio” de 1998, também com Depp.

Aqui ele é Paul Kemp, um jornalista que vai para a Porto Rico da década de 60 fazer um trabalho de freelancer. Com um apetite para autodestruição, ele vive degradado por conta de bebida e narcóticos, até conhecer Sanderson (Aaron Eckhart de “Reencontrando a Felicidade”), um playboy que tem negócios ilegais na ilha, com o qual faz amizade, mas que deve se complicar por causa da esposa de Sanderson, Chenault (Amber Heard de “Aterrorizada” e apaixonante nas horas vagas e ocupadas).

Numa análise fria, quase não há história. Qualquer trama que é iniciada, simplesmente se dissipa até o terceiro ato. O que parece haver é uma confiança excessiva de que Johnny Depp levaria o filme nas costas, independente do roteiro. E o que se vê são várias cenas que se integram de forma superficial, sendo que algumas delas abrindo espaço para o lado cômico do protagonista, juntamente com os coadjuvantes. O mais interessante é que, quando isso acontece, o filme funciona. Depp está hilário encarnando mais uma variação do seu eterno Capitão Jack Sparrow, encontrando-se dopado a maior parte do tempo e com aquele senso de deslocamento total que melhora ainda mais os esquetes cômicos.

O problema é que, tirando esse elemento, o espectador vai terminar o filme sem a menor ideia do que ele realmente se tratou. Não há clímax, nem redenção, nem lição ou qualquer pedaço narrativo que se encaixe em um desfecho propriamente dito. Salvando-se alguns aspectos técnicos como o design de produção retratando a fervilhante e ao mesmo tempo miserável atmosfera de Porto Rico e a aderente trilha sonora de Christopher Young (“Padre”), “Diário de um Jornalista” Bêbado parece servir exatamente ao que o título se propõe: algumas folhas de um diário de um jornalista muito bêbado que foram arrancadas e serviram de script para esta produção. Ainda bem que existe o Johnny Depp.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Johnny Depp
Aaron Eckhart
Michael Rispoli
Amber Heard
Richard Jenkins
Giovanni Ribisi
Amaury Nolasco
Marshall Bell
Bill Smitrovich
Julian Holloway
Bruno Irizarry
Enzo Cilenti
Aaron Lustig

Direção:
Bruce Robinson

Produção:
Christi Dembrowski
Johnny Depp
Tim Headington
Graham King
Robert Kravis
Anthony Rhulen

Fotografia:
Dariusz Wolski

Trilha Sonora:
Christopher Young

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑