Duplicidade (“Duplicity”, EUA / Alemanha, 2009)

Genre : ,

[youtube wPv8b4EpMqU]

Julia Roberts de “Um Segredo Entre Nós” e Clive Owen de “Trama Internacional” dividem a tela tal qual Brad Pitt e Angelina Jolie fizeram em “Sr. e Sra. Smith“, só que agora focam na espionagem corporativa.

Como o trailer estraga parte do suspense, já dá pra dizer que eles formam um casal que trabalham em empresas concorrentes e planejam roubar o segredo de uma delas para venderem por milhões. A trama nem parece tão complicada, mas o diretor Tony Gilroy de “Conduta de Risco” colocou tantos elementos que podem confundir a cabeça do expectador. Os dois principais desses elementos são, primeiro, o fato de que o casal sempre está desconfiando um do outro. Recurso que serve para que o público nunca saiba se o plano deles ainda está de pé ou se um quer passar a perna do outro. Em segundo lugar, a narrativa volta no tempo várias vezes mostrando como eles se conheceram e como arquitetaram o plano.

Apesar de uma produção de primeira linha e o charme da dupla de protagonistas, o filme não decola. Um das razões é justamente essa tentativa de complicar a trama que faz o espectador desviar seu foco. Ao invés de prender a atenção, o roteiro dispersa. Mas o fator crucial – e erro em muitas produções – é a indefinição de gênero. Duplicidade parece se colocar como um suspense com pouca tensão, um romance quase sem amor, uma comédia com quase nenhuma tirada inteligente, um filme de ação que praticamente é recheado de diálogos e pouquíssima movimentação.

Há sim uma reviravolta interessantíssima no final, mas daí “Duplicidade” já perdeu a maioria de seus pontos. Este filme sem gênero chega pra provar que às vezes mais se torna menos.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Julia Roberts
Clive Owen
Tom Wilkinson
Paul Giamatti
David Shumbris
Rick Worthy
Oleg Shtefanko
Dennis O’Hare
Kathleen Chalfant
Thomas McCarthy
Wayne Duvall
Carrie Preston
Christopher Denham

Direção:
Tony Gilroy

Produção:
Laura Bickford
Jennifer Fox
Kerry Orent

Fotografia:
Robert Elswit

Trilha Sonora:
James Newton Howard

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑