Educação (“An Education”, Inglaterra, 2009) ***NOS CINEMAS***

Agora que o Oscar de melhor filme pode ir para um de dez candidatos – até o ano passado eram cinco – “Educação” parece ser uma escolha óbvia, não para concorrer, mas apenas para engrossar a fila de possibilidades.

Passado em 1961, somos apresentados a Carey Mulligan, que fez uma ponta em “Inimigos Públicos” como Jenny, com 16 anos (na vida real 24), uma jovem inglesa que sonha em ir a Paris e estudar na Universidade de Oxford. Numa volta pra casa, ela conhece David (Peter Sarsgaard de “A Órfã“), um homem mais velho, requintado e sedutor que apresenta a mocinha, a vida noturna e um mundo de possibilidades o lado de um outro casal de amigos. Também acaba por conquistar os pais, os quais, manipulados, aceitam o relacionamento, o qual deve trazer sérias conseqüências.

Os dois primeiros atos, onde se passa a conquista e o auge do relacionamento chegam a ser de extremo interesse, pois aos poucos vamos conhecendo os segredos de David e sua capacidade sem igual de manipulação. E aí, Sarsgaard dá seu habitual desempenho como um ótimo ator, revezando com Alfred Molina (“O Pequeno Traidor“), o qual tem uma performance sensacional como pai de Jenny, sendo ora cômico, ora dramático.

Tecnicamente, há um ótimo trabalho de reconstituição de época e de fotografia (repare no uso de reflexos em certaz cenas), incluindo a cena da viagem em Paris feito com câmera na mão, dando um toque levemente turístico com uma música, clichê, mas que se encaixa perfeitamente.

Infelizmente “Educação” tem um imenso deslize no último ato, a partir da descoberta de um grande segredo, quando Jenny deve passar por um processo de superação. Este processo que, de certa forma é da maior importância na narrativa, é tratado de forma tão desleixada que quase não vemos acontecer. O que deveria ser a parte mais “suada” da vida de Jenny se tornou quase banal. Pra piorar, o diretor comete o pecado mortal nos últimos cinco minutos de manipular a mente do espectador colocando uma cena com uma atitude falsa de um personagem pra levar o público a pensar por um caminho, apenas pra segundos depois poder surpreendê-lo no caminho oposto. Tudo isso sem o mínimo de naturalidade do roteiro.

Entre erros e acertos, “Educação” consegue ter um conjunto da obra digno, pelo menos técnico, para uma vaguinha entre os candidatos ao Oscar. Aliás, a corte inglesa parece ter acreditado tanto que ainda colocaram pontas de luxo de Emma Thompson (“Tinha que Ser Você“) e Sally Hawkins (“Simplesmente Feliz“) Mas daí a ganhar, é outra história.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Carey Mulligan
Peter Sarsgaard
Alfred Molina
Dominic Cooper
Rosamund Pike
Olivia Williams
Cara Seymour
Matthew Beard
Sally Hawkins
Emma Thompson

Direção:
Lone Scherfig

Produção:
Finola Dwyer
Amanda Posey

Fotografia:
John de Borman

Trilha Sonora:
Paul Englishby

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram