Eles Existem (“Exists”)

Chega a ser irônico que o cara que alçou ao mainstream o formato found footage de filmagem com “A Bruxa de Blair”, volta a esse formato fazendo tudo de errado para que ele até perca o sentido.

Fazendo uma espécie de releitura de “A Bruxa de Blair”, trocando a bruxa pelo Pé Grande (sim, vocês leram certo), um grupo de jovens vai para a cabana abandonada do tio, acreditando que a lenda da tal criatura não passava de bobagem. Até eles serem atacados por ela, é claro.

Falando do formato novamente, a produção não obedece a nenhuma convenção da tal “filmagem achada em primeira pessoa” (found footage), pois parte é filmado como um “documentário”, parte é filmado normalmente como um filme (principalmente a segunda unidade: amanhecer, anoitecer) e parte e filmado na malemolência do diretor em fazer o espectador pensar que alguém do elenco está com a câmera na mão, quando na verdade seria virtualmente impossível. E mesmo minimalista, tem até trilha sonora.

Além disso, o próprio timing da filmagem deixa a desejar, fazendo com que o público antecipe os movimentos futuros. Por exemplo: quando a câmera mira sem nenhum motivo para a sacada, fica óbvio que algo vai aparecer ou ser arremessado pra lá; ou quando uma das mulheres é atacada e também o personagem desvia sem motivo aparente a câmera pra parede, mais uma vez entendemos que naquele ângulo algo vai acontecer.

Apesar de um roteiro repetitivo, talvez a maior “inovação” é desenhar personagens que, juntos, tem um QI menor que o do Pé Grande. Há momentos de uma estupidez tão grande que a gente chega a torcer pro monstro matar todo mundo de uma vez. E ele só não o faz provavelmente por ser amigo do diretor Eduardo Sánchez e querer que o filme chegue aos seus 80 minutos. Fosse de outra forma, em 10 minutos o Pé Grande dava conta do recado.

Eles Existem” se junta a outras tantas bolas fora do diretor e apenas fica em mente que talvez ele nunca tenha dado uma bola dentro, pelo menos no aspecto artístico.

Ficha Técnica

Elenco:
Samuel Davis
Roger Edwards
Dora Madison
Chris Osborn
Jeff Schwan
Brian Steele
Denise Williamson

Direção:
Eduardo Sánchez

Produção:
Robin Cowie
Jane Fleming
Mark Ordesky

Fotografia:
John W. Rutland

Trilha Sonora:
Nima Fakhrara

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram