Em Busca da Terra do Nunca (“Finding Neverland”, EUA, 2004)

Genre :

[youtube hqXYTSYHFKI]

Em 2003 estreou, “Peter Pan“, a versão live-action do clássico escrito por J. M. Barrie. Nesse ótimo filme, víamos todas as analogias sobre a família, como o pai ausente e autoritário (o qual era o Capitão Gancho), o tempo que persegue a todos (o crocodilo com o relógio no estômago) e a difícil transição para a fase adulta, representada pelo próprio protagonista.

Coincidentemente (ou não) um ano depois tivemos a oportunidade de ver um complemento de Peter Pan com “Em Busca da Terra do Nunca“, que remonta uma parte da vida de J. M. Barrie (Johnny Deep da trilogia “Piratas do Caribe“). Sua vida não foi das melhores: mesmo sendo um escritor conhecido, seu casamento foi uma farsa e seu aparente grande amor nunca chegou a se concretizar. E foi através dele que Barrie buscou inspiração para escrever Peter Pan. Como uma vida tão ordinária poderia se transformar num filme tão bom. A resposta é bem simples quando se traz a Terra do Nunca para o mundo real.

E isso acontece logo após de conhecer Sylvia (Kate Winslet de “O Amor Não Tira Férias“). O filme conta através de imagens fantasiosas da própria imaginação de Barrie como suas brincadeiras com os filhos de Sylvia e suas próprias observações da infância deles se transformavam em inspiração para a peça Peter Pan. Melhor de tudo é constatar em seu final que Peter Pan sempre esteve dentro de Barrie e só precisou de um empurrão para aparecer.

Apesar de haver muita mágica, não se engane: este é um filme de interpretações. Deep consegue o feito de surpreender a cada filme que faz, transformando o mais costumeiro personagem em algo especial; Kate Winslet é talvez a melhor coisa do filme dando um realismo fantástico às fraquezas de Sylvia. A produção ainda conta com Radha Mitchell (“Eclipse Mortal“), ótima como esposa de Barrie; Julie Chistie (“Hamlet“) como a mãe de Sylvia, que desfia a complexidade de sua personagem variando entre o egoísmo e o amor; e finalmente Dustin Hoffman (“A Loja Mágica de Brinquedos“) como o dono do teatro onde a peça se desenrola.

Mesmo os efeitos especiais foram feitos sob medida para que não roubassem a cena dos atores, e ainda seu design foi algo teatral, como na cena do navio dos piratas. A cada brincadeira parece ter sido tirado um enxerto para que a peça Peter Pan pudesse ser escrita.

A peça em si ainda nos faz comparar como durante os anos ela foi transposta para o desenho animado e daí para um filme. O diretor Marc Forster (de “O Caçador de Pipas“) consegui transformar algo ordinário em extraordinário, talvez por lembrar que mesmo nos adultos, ainda existe, lá na sua essência uma criança. E talvez por isso, “Em Busca da Terra do Nunca” vá tocar os adultos muito mais do que tocaria uma criança. Basta acreditar.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Johnny Depp
Kate Winslet
Julie Christie
Radha Mitchell
Dustin Hoffman
Freddie Highmore
Ian Hart

Direção:
Marc Forster

Produção:
Nellie Bellflower
Richard N. Gladstein

Fotografia:
Roberto Schaefer

Trilha Sonora:
Jan A.P. Kaczmarek

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑