Escavadores (“The Burrowers”, EUA, 2008)

Genre : ,

Vez ou outra, mistura de gêneros produz resultados inusitados. Western e terror dificilmente combinam bem, pois se o objetivo é meter medo, é provável que o espectador não sinta afinidade por uma trama no velho oeste. Não é esse o caso.

Em plena colonização americana, uma família desaparece e todos suspeitam que tenham sido raptados por índios. Um grupo de homens parte então em busca das pessoas que sumiram e descobrem que há muito mais a temer do que os nativos. Em primeiro lugar, um filme sobrenatural se sai muito bem ao explanar a relação entre colonizadores e índios. Fica sensível o embate entre os grupos e os sentimentos que nutrem uns pelos outros. Só esse cuidado de relacionar a época e personagens já coloca a produção num patamar mais elevado .

O diretor J. T. Petty soube manejar o roteiro que ele mesmo escreveu mantendo o suspense sobre a tal tribo de escavadores para revelar as criaturas no ponto máximo de tensão. Com efeitos especiais discretos, porém eficientes, bem como a reconstituição de época, sua obra conseguiu o feito de com pouco dinheiro manter um alto nível de eficiência. Nada é do time A de Hollywood, mas tudo funciona a contento, inclusive com o elenco, capitaneado por William Mapother, finado da série “Lost” e também presente em “Hurt“, como um retrato perfeito do cowboy americano do início da América.

Como se não bastasse, a história é espertíssima em situar as criaturas no tempo, pois só no velho oeste, elas poderiam prosperar. O método de enterrar as pessoas vivas é amendrontador. E o que dizer do ótimo e sarcástico final? Uma das melhores coisas de “Escavadores“. Finalmente algo original nesse gênero tão surrado e não merece ser perdido de vista.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Karl Geary
William Mapother
Sean Patrick Thomas
Galen Hutchison
Clancy Brown
Alex Edmo
Doug Hutchison

Direção:
J.T. Petty

Produção:
William Sherak
Jason Shuman

Fotografia:
Phil Parmet

Trilha Sonora:
Joseph Lo Duca

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Daniel BZ
    on

    Ola Aldo. Gostei do Filme. Achei interessante e original. O final poderia ser melhor, queria pelo menos ter visto aquele General malvado morrer, fiquei com raiva da zorra dele.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑