Esquadrão Classe A (“The A-Team”, EUA, 2010) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Esquadrão Classe A” e “O Príncipe da Pérsia” têm muito em comum: ambos são adaptações – o primeiro da gloriosa série dos anos 80 e o segundo de um consagrado jogo; ambos são recheados de ação para esconder largas lacunas de roteiro; ação esta que quebra todas as barreiras que se tem com a realidade, em outras palavras, com mentiras descabidas; ambos têm aquele famoso senso de humor americano, o qual na vida real seria impossível conceber, principalmente em seqüências onde a vida dos personagens está em constante risco. A grande diferença é que enquanto “O Príncipe da Pérsia” foi feito de forma a ter um impacto nivelado entre aqueles que são fãs do jogo e os demais que nunca ouviram falar, “Esquadrão Classe A” segue o caminho inverso, tendo um impacto polarizado, já que provavelmente aqueles que amam a antiga série terão uma reação bem diferente dos que nunca a conheceram.

O quarteto formado pelo Cel. Hannibal Smith (Liam Neeson de “Fúria de Titãs“), o eterno conquistador Fracis “Cara de Pau” Peck (Bradley Cooper quase repetindo sua performance de “Se Beber Não Case“), o brutamontes B.A. Barracus (o ex-lutador Quinton Jackson) e o maluco e piloto nas horas vagas Cap. Murdock (o irreconhecível e grande destaque Sharlto Copley de “Distrito 9“) formam uma organização paramilitar que se vê caçada pelas autoridades americanas após uma missão ter dado errado. Então eles precisam recuperar as placas para imprimir dinheiro falso da casa da moeda, desbaratar uma conspiração da CIA e ainda provar sua inocência. Tudo feito com o mesmo charme e carisma da série dos anos 80.

E falando nessa década, cabe dizer que é um filme cuja narrativa e as cenas de ação são todas com esse delicioso perfil oitentista, não fossem pelos ótimos efeitos visuais. O diretor Joe Carnahan (“A Última Cartada“) conseguiu fazer um ótimo upgrade da série e vai agradar em cheio quem aguardava tanto uma volta triunfal dos nossos heróis.

Agora para quem não sabe patavinas do que se tratava o seriado, deve enxergar “Esquadrão Classe A” como mais um descerebrado filme de ação ininterrupta, recheado de mentiras que rivalizam com as piores de “007” e jamais vão se aliar a uma comparação das personas do esquadrão com seus atores originais, já que nem os conhecem.

Em outras palavras: é uma produção feita quase que exclusivamente pra quem conhece o seriado. Mas para quem já está embalado na programação do verão americano, uma dica: é um divertimento que pode valer a pena. E ainda tem uma cena após os créditos.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Liam Neeson
Bradley Cooper
Sharlto Copley
Quinton Jackson
Jessica Biel
Patrick Wilson
Maury Sterling
Gerald McRaney
Brian Bloom

Direção:
Joe Carnahan

Produção:
Ridley Scott
Stephen J. Cannell
Jules Daly
Iain Smith
Tony Scott
Alex Young

Fotografia:
Mauro Fiore

Trilha Sonora:
Alan Silvestri

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑