Fay Grim (EUA / Alemanha, 2007)

Genre :

[youtube nfPyIztEJEw]

Por incrível que pareça, já que isso não é dito na capa do DVD, Fay Grim é a continuação do obscuro “Confissões de Henry Fool” de 1997, o qual não assisti. O que isso muda na sua vida? Absolutamente nada.

Parker Posey (“O Olho do Mal“) é a personagem título, dona de casa que cria o filho problemático depois que seu marido (o tal Henry) fugiu. Depois da visita do FBI, ela descobre que Henry era um espião duplo internacional que escondeu documentos importantes e assim, ela se envolve nessa conspiração, inclusive para tentar achar seu marido. Parece um ótimo filme de espionagem, certo? Errado. Temos a nítida impressão que a produção foi feita com um orçamento mínimo. Não há uma cena de ação sequer e quando, era para acontecer, a câmera mostra tudo em flashes rápidos.

A trilha sonora, também feita pelo diretor, é esquisita (aliás todo o filme é) e junto com a fotografia que excede em closes fechados (geralmente outra prova do budget baixo), torna tudo artificial. Agora o diretor, Hal Hartley (que fez o antecessor também) foi esperto e transformou os defeitos, numa espécie de estilo artístico que alguns críticos podem até gostar. Mas ainda sim é difícil aguentar quase duas horas assim.

Parkey Posey e Jeff Goldblum ( de “Sedutora e Diabólica” que aqui interpreta o agente do FBI) oferecem boas performances. Só no último ato que há uma pequena melhora e fica a curiosidade de entender a origem dos personagens, ou seja, assistir à obra que o antecede, principalmente após o making off dos extras do DVD. Mas por via das dúvidas, melhor não assistir nem um, nem outro.

[rating:2]


Ficha Técnica

Elenco:
Parker Posey
D.J. Mendel
Liam Aiken
Jasmin Tabatabai
Chuck Montgomery
James Urbaniak
Jeff Goldblum
Leo Fitzpatrick
Harald Schrott
Peter Benedict
Saffron Burrows
Robert Seeliger
Thomas Jay Ryan
Anatole Taubman

Direção:
Hal Hartley

Produção:
Martin Hagemann
Hal Hartley
Jason Kliot
Mike S. Ryan
Joana Vicente

Fotografia:
Sarah Cawley

Trilha Sonora:
Hal Hartley

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑