Férias Frustradas de Verão (“Adventureland”, EUA, 2009)

Genre : ,

[youtube dL-QUJ2PJPg]

Que tristeza os marketeiros brasileiros traduzirem “Adventureland” como “Férias Frustradas de Verão” apenas pra remeter àquela boa franquia de comédias dos anos 80 estrelada pelo mestre da comédia Chevy Chase.

O diretor Greg Mottola do bom, mas superestimado “Superbad – É Hoje!” retrata aqui sua adolescência em plena década de 80 sob o alter ego de James (Jesse Eisenberg de “A Caçada“) que após ter suas férias frustradas (opa!) pela falta de dinheiro do pai, se vê obrigado a trabalhar num parque de diversões, experiência esta que, como consta no manual de Hollywood, vai mudar sua vida para sempre. Até porque lá conhecerá Emily (Kristen Stewart de “Crepúsculo” emplacando mais uma), uma doce menina, porém maltratada pela vida.

Este é um caso curioso de um filme com vários ótimos momentos, porém ao juntá-los numa seqüência, ele acaba ficando meio desajeitado. Passa longe de ser uma comédia romântica, chega perto de um romance com pitadas de humor ou até mesmo uma dramédia. Essa indefinição, e até a forma nada sutil como Mottola corta de um gênero pra outro sempre aparece para cortar de forma nada elegante a linha seguida até então. Reparem que quando o onipresente coadjuvante nas comédias dessa geração, Bill Hader (veja o porque da onipresença aqui) aparece em cena, é quase como se estivéssemos vendo outro filme ou como se fôssemos transportados para uma realidade alternativa da produção.

Apesar dos arquétipos óbvios criados aqui, o protagonista talvez seja o único bem construído que demonstra ter atitudes condizentes com sua idade e modo de pensar e, mesmo naquele jeito devagar de ser, Eisenberg faz um trabalho mais que correto, enquanto os demais ficam no piloto automático.

E como todo filme oitentista que se preze, tem uma trilha sonora impecável que passa por The Cure, David Bowie, Falco, Outfield e Crowded House. Ao contrário do DVD, é um CD que vale muito a pena comprar: menos longo e mais divertido.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Jesse Eisenberg
Kristen Stewart
Martin Starr
Kristen Wiig
Bill Hader
Margarita Levieva
Ryan Reynolds
Josh Pais
Wendie Malick
Mary Birdsong
Matthew Bush

Direção:
Greg Mottola

Produção:
Anne Carey
Ted Hope
Sidney Kimmel

Fotografia:
Terry Stacey

Trilha Sonora:
Tracy McKnight
Yo La Tengo

 

4 Comments

Leave us a comment

  • Gabi
    on

    Meu deuzzzz….. além do filme então ser bagunçado, pioraram o nome em pt?
    Zezuis….. Bom saber… nem vou perder tempo vendo!
    Beijocas amore!

  • Violett
    on

    Espera-se o filme inteiro para ele perder a tão sonhada virgindade. /démodé.

  • felipe
    on

    o filme é otimo um dos melhores do genero pena que não foi para os nossos cinemas

  • Andreia
    on

    Gostei do filme! só que a Kristen ainda tem muito que aprender sobre atuação, ela sempre parece agir como se tudo fosse motivo pra ficar depressiva e melancólica. Não parava de mexer no cabelo, que chato! Poderia mostrar q estava se divertindo um pouco transando com o cara lá, mesmo q depois fosse se arrepender mesmo. Mas não saiu muito do drama, como se fizesse tudo forçada… aff

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑