Filth

Genre :
Actor :
Director :
Country :
Release Date : 2013

O criador do clássico junkie “Transpointing” teve outra de suas obras adaptadas para o cinema e mais uma vez não decepciona. James McAvoy de “Inimigos de Sangue” é Bruce, um policial mau caráter, decadente, bêbado e viciado em todo tipo de droga. Ele concorre a uma promoção para inspetoria na sua delegacia na Escócia. Seu passatempo favorito é arruinar a vida dos outros, principalmente seus amigos e colegas de trabalho através de manipulação, fofocas e ciladas. Quando é assinalado para um caso de assassinato, ele começa a perder o controle de si mesmo e revela um passado triste marcado por uma tragédia e ainda um mistério envolvendo a sua esposa.

O autor Irvine Welsh repete nesta história a crítica velada ao modo de viver britânico e centraliza a decadência no próprio protagonista. McAvoy por sua vez dá um show de interpretação que exige uma complexidade muito grande na composição do personagem, visto que a maldade que emana dele vem de um contexto que esconde outra personalidade, a qual vai se tornando mais latente à medida que ele chega no fundo do poço. Outro destaque do elenco é o ótimo Eddie Marsan (“Tiranossauro”) como Bladesey, o melhor amigo de Bruce, um otimista bonachão sem atitude que sempre se dá mal.

O diretor e roteirista Jon S. Baird mistura na medida certa os fatos com os delírios de Bruce, fazendo com que o espectador conheça todas as suas camadas emocionais que fecha numa tragicômica redenção. Além disso, a edição ela é ágil – muitas vezes como para emular a maneira de um drogado ver a história passar – mas não tão poluída, o que permite ao público acompanhar o desenrolar dos eventos com a devida absorção.

A trilha sonora, tal qual em “Transpointing” é uma atração a parte, indo de Billy Ocean, passando pela banda oitentista Nena e seu 99 Luftballons, Tom Jones e até o Techno dos anos 90 Sandstorm de Darude. O desenho animado nos créditos finais é a cereja do bolo dessa delirante obra, cuja condução e atuações são os pontos altos. Recomendadíssimo.

Ficha Técnica

Elenco:
James McAvoy
Jamie Bell
Eddie Marsan
Imogen Poots
Brian McCardie
Emun Elliott
Gary Lewis
John Sessions
Shauna Macdonald
Jim Broadbent
Joanne Froggatt
Shirley Henderson

Direção:
Jon S. Baird

Produção:
Mark Amin
Christian Angermayer
Jon S. Baird
Will Clarke
Stephen Mao
Ken Marshall
James McAvoy
Jens Meurer
Celine Rattray
Trudie Styler

Fotografia:
Matthew Jensen

Trilha Sonora:
Clint Mansell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑