For Colored Girls (EUA, 2010)

Genre : ,

Excelente drama que combina elementos inusitados. O primeiro não é novo: várias histórias que se entrelaçam através de seus personagens, sendo que o relacionamento entre eles é gradativamente descoberto pelo espectador. O segundo sim, é original. É costume em Hollywood que um filme com personagens afro descendentes geralmente mostra problemas de racismo discriminação ou qualquer outro conflito que envolva sua raça. Esse foi propositalmente para o lado contrário. “For Colored Girls” quis derrubar esse clichê e mostra justamente que os negros podem ter problemas comuns como qualquer outro. É um drama pesado com problemas dignos de lágrimas, mas em nenhum momento se fala sobre preconceito racial.

A atriz televisiva Kimberly Elise é Crystal que é constantemente maltratada pelo marido. Kerry Washington (“Milagre em Santa Anna”) é Kelly que sofre por não ser estéril. Thandie Newton (“Mistério da Rua 7”) é Tangie, promícua infeliz que se ressente de sua criação materna. A cantora Janet Jackson (com o resto cada vez mais parecido com o do sei saudoso irmão Michael) é Jo, uma empresária de sucesso, mas que tem um marido que guarda um perigoso segredo. Loretta Devine (“Morte no Funeral”) é Juanita, voluntária comunitária que não sabe o que fazer pra deixar de amar um homem que sempre há abandona. E ainda há a veterana Whoopi Goldberg que despontou no início dos anos 90 com “Ghost” e “Mudança de Hábito”, como uma fanática religiosa.

Uma das grandes sacadas do roteiro é justamente a fluidez de como os personagens se encontram e de como as histórias se revezam sem nunca insultar a inteligência do espectador ou até mesmo despertar desinteresse. O diretor Tyler Perry que, apesar de desconhecido nas terras brasileiras, consagrou-se nos EUA com a criação da famosa personagem cômico-dramática Madea (mulher a qual ele mesmo interpreta) ainda teve o cuidado de associar uma cor diferente a cada personagem principal de modo que ela sempre fique predominante em cena de acordo com a interação do elenco (Ex: Crystal é marrom, Jo é vermelha, Juanita é verde, Tangie é laranja e por aí vai). Ele também intercala a ação com citações poéticas de renomados escritores que, com exceção de uma ou outra, surte grande efeito na tela. O clima fica ainda mais envolvente através da trilha de Aaron Zigman (“Sex and the City 2“)

“For Colored Girls” é um drama pesado, sem clichês e sem poupar o espectador de eventos cataclísmicos na vida dessas mulheres negras onde finalmente se tem a cor como apenas um detalhe numa trama, e não fator que a define. Recomendadíssimo.
[rating:4]

Ficha Técnica

Elenco:
Kimberly Elise
Janet Jackson
Loretta Devine
Thandie Newton
Anika Noni Rose
Kerry Washington
Tessa Thompson
Phylicia Rashad
Whoopi Goldberg
Macy Gray
Michael Ealy
Omari Hardwick
Richard Lawson
Hill Harper
Khalil Kain

Direção:
Tyler Perry

Produção:
Roger M. Bobb
Paul Hall
Tyler Perry

Fotografia:
Alexander Gruszynski

Trilha Sonora:
Aaron Zigman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑