Forças Especiais (“Forces Spéciales”, França, 2011)

Genre : ,

É a resposta da França para os filmes de ação americano envolvendo as forças armadas. Pena que é ruim.

A bela mas limitada Diane Kruger (“Desconhecido“) é Elsa, uma repórter em meio à guerra no Afeganistão que, por uma decisão idiota que só roteiros fracos poderiam conceber, acaba sendo capturada pelos talibãs. Então, a França (pasmem) manda essa tal força especial capitaneada por Kovax (Djimon Hounsou de “A Tempestade”). É lógico que com toda a dita expertise dos soldados, algo vai dar errado eles terão que fazer uma odisseia para fugir dos guerrilheiros afegãos.

O filme então entra numa imitação meio barata de “Caminho da Liberdade”, onde nossos heróis enfrentarão montanhas, frio, calor, nevascas e, como o usual clichê, alguns ficarão pelo caminho. A produção poderia ser apenas razoável, mas o diretor estreante Stéphane Rybojad fez questão de dirigir da pior maneira possível. Ele consegue cometer erros primários. Um exemplo é um tiroteio num vilarejo onde há rajadas de balas e bombas com gritos por todos os lados e de repente há um corte para uma cena logo ao lado no mais profundo silêncio.

Ou então uma cena ridícula de perseguição onde dezenas de bandidos estão logo atrás de um soldado, mas parece impossível acertar um tiro nele, mesmo a uma distância de poucos metros. Isso sem dizer que os guerrilheiros do mal devem ser Gremilins, pois não importa quantos morrem, mas é só cair uma chuva que eles voltam a se multiplicar. Soma-se a isso a inexpressividade do elenco que parece andar no piloto automático e tentam apenas repetir aquelas cenas patrióticas infantilóides que Hollywood tanto preza.

Os menos exigentes podem até assistir a “Forças Especiais” sem reclamar tanto, mas a verdade é que são mais de cem minutos batendo na mesma tecla. E uma tecla bem desafinada.
[rating:2]

Ficha Técnica

Elenco:
Diane Kruger
Djimon Hounsou
Benoît Magimel
Denis Ménochet
Raphaël Personnaz
Alain Figlarz
Alain Alivon
Mehdi Nebbou
Raz Degan
Tchéky Karyo
Morjana Alaoui

Direção:
Stéphane Rybojad

Produção:
Thierry Marro
Benoit Ponsaillé

Fotografia:
David Jankowski

Trilha Sonora:
Xavier Berthelot

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑